Abertura do Mutirão da Emater em Leopoldo de Bulhões será nesta terça

Aula prática do curso de Pisciculura durante o Mutirão da Emater em Leopoldo de Bulhões (Foto: Emater-GO)

Para capacitar a comunidade e divulgar seus programas e projetos, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) está realizando a segunda edição do Mutirão da Emater em Leopoldo de Bulhões, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores do município.

A abertura oficial do Mutirão da Emater será realizada nesta terça-feira (17/10), às 9 horas, em frente ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Leopoldo de Bulhões, localizado na Rua Zeca Louza, no Centro.

Mutirão da Emater

O evento, que teve início na segunda-feira (16/10) e prossegue até sábado, (21/10) conta com cursos, palestras e atendimentos técnicos gratuitos na programação.

A iniciativa prevê a capacitação de produtores rurais e da comunidade em geral, por meio dos diversos cursos ministrados pela equipe de extensionistas sociais da Agência.

A primeira atividade do mutirão começou no dia 09 de outubro, com o curso de Piscicultura. A capacitação foi realizada na comunidade Vila Nova e ministrada pelos técnicos da Emater, Ivânia Barbacena e João Inácio Bulhões.

A piscicultura é uma atividade que consiste na produção de peixes em sistemas controlados. Além de aprender sobre noções básicas do ramo, os participantes também foram ensinados sobre a construção de viveiros, sistemas de cultivo, espécies utilizadas na piscicultura em Goiás e muito mais.

“O curso foi muito bom, a avaliação foi muito positiva. O pessoal gostou demais e já tivemos prospecção para novas demandas”, destaca João Inácio.

Cursos e palestras

Nesta semana, as ações no município serão intensificadas com o início das turmas dos cursos de processamento de carnes, produção de salgados, produção de quitandas, oficina de frango desossado, produção artesanal de doces, produção artesanal de conservas e processamento de leite.

Haverá também a oferta de palestras como boas práticas de fabricação, autoestima e preservação e conservação do meio ambiente.

Ações na região

A grande novidade desta edição são atividades simultâneas em cinco municípios da região dos dias 16 a 21 de outubro. Em Goianápolis, foi ministrado uma palestra sobre autoestima no dia 10 de outubro.

Em Bonfinópolis e Gameleira, serão promovidas oficinas de desossa de frango, nos dias 17 e 19 de outubro, respectivamente. Já em Vianópolis, entre de 17 a 20, será oferecido um curso de panificação artesanal.

As crianças também serão contempladas pela programação. No dia 20 de outubro, o Projeto Plantando Saberes realizará um dia de campo na Estação Experimental de Anápolis da Emater para que os pequenos possam conhecer um pouco do trabalho que a Agência realiza no local.

Emater capacita produtoras de Senador Canedo