Secult promove encontro virtual de Bibliotecas Públicas de Goiás

O objeto é trazer temas que possam ser pensados e aplicados no dia a dia dos profissionais que atuam nas bibliotecas. A intenção é proporcionar uma melhor interação entre as instituições e os seus usuários (Fonte: Divulgação)

Bibliotecas Públicas: desafios e perspectivas foi o tema escolhido para o Ciclo I, do Encontro Virtual do Sistema Estadual de Goiás de Bibliotecas Públicas, promovido pela Gerência de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico da Superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) a partir desta quinta-feira (13/5).

O encontro visa refletir sobre os cuidados e a segurança dos usuários e servidores das bibliotecas públicas, frente aos desafios impostos pela epidemia da Covid-19. Questões como acessibilidade e conservação de documentos textuais também serão debatidos nesse encontro.

O objeto é trazer temas que possam ser pensados e aplicados no dia a dia dos profissionais que atuam nas bibliotecas públicas de Goiás. Além de contribuir com a formação desses profissionais, a intenção é proporcionar uma melhor interação entre as instituições e os seus usuários.  Assim, o Sistema Estadual de Goiás cumpre uma de suas missões que visa o fornecimento de materiais informativos e orientação em atividades afins.

O primeiro ciclo desse Encontro será composto por duas palestras e uma oficina, que acontecerão mensalmente e serão ministradas por profissionais da área. A abertura do evento, no dia 13 de maio de 2021, será realizada pelo secretário interino de Cultura de Goiás, César Moura.

A primeira palestra será ministrada por Maria Aparecida Andrade de Oliveira Tsu, com o tema “Biblioteca: Serviços e o Protocolo em Decorrência da Pandemia da Covid-19”. Maria Aparecida é bibliotecária-documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e Coordenadora-Geral de Bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas SIB/IFG. Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás, Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Goiás, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Assessoria de Administração pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP/ISCAP) em Porto (Portugal). É autora de peças de teatro com ênfase em musicais.

Os encontros seguintes contarão com a apoio das servidoras da Secult Goiás Maria Eunice Suares Barboza, coordenadora da Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, e Vitória Régia, conservadora de documentos fotográficos e textuais e coordenadora do Museu da Imagem e do Som de Goiás.

 Confira abaixo a programação:

13 de maio de 2021 – 14:30h

Link de acesso: https://meet.google.com/ids-fwax-nwf

Abertura do evento: César Moura. Secretário de Estado de Cultura Interino.

Palestra: Biblioteca: Serviços e o Protocolo em Decorrência da Pandemia da Covid-19.

Palestrante: Maria Aparecida Andrade de Oliveira Tsu. Bibliotecária-documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e Coordenadora-Geral de Bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas SIB/IFG.

Mediação: Keith Valéria Tito. Gerente de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico/Secult GO.