Terra de Deus, candidato ao Oscar 2024, estreia no Cine Cultura

Filme acompanha a jornada de um jovem padre dinamarquês tentando construir uma igreja no final do século 19 e registrar os habitantes de um povoado islandês (Foto: Secult/divulgação)

A grande estreia da semana no Cine Cultura é o filme Terra de Deus, o representante da Islândia para vaga no Oscar 2024. Com imagens espetaculares das paisagens nórdicas, dramáticas como uma ópera vulcânica.

O filme acompanha a jornada de um jovem padre dinamarquês tentando construir uma igreja no final do século 19 e registrar os habitantes de um povoado islandês. Um filme belíssimo que parece encontrar o ponto exato entre a beleza e densidade dos céus e os desafios da realidade concreta.

Terra de Deus

A obra entra em cartaz nesta quinta-feira (19/10), juntamente com os longas-metragens Nardjes A. e O Marinheiro das Montanhas, uma dobradinha muito pessoal do cineasta brasileiro Karim Aïnouz.

Filho de argelino, os dois filmes levam Aïnouz à Argélia: em Nardjes A. pelos olhos da jovem ativista que dá nome ao documentário. Em O Marinheiro das Montanhas, ele mesmo imerge na terra argelina para se aprofundar na sua própria história e de sua família.

Já no sábado (21/10), o Cine Cultura realiza mais uma sessão do “Clássicos do Cultura”, com o filme O Demônio das Onze Horas, produção de 1965, de Jean-Luc Godard, um dos cineastas mais inovadores da história do cinema.

Ainda na grade da sala continuam em exibição os longas Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você, dirigido por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay, e  Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria.

A entrada para a “Clássicos do Cultura” é gratuita. As demais sessões, de filmes em cartaz, custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) – pagamento apenas em dinheiro. O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, inclusive nos fins de semana.

Sinopses

Terra de Deus (2023, Islândia, 16 anos, 143 min, dir: Hlynur Pálmason)

No final do século 19, um jovem padre dinamarquês viaja para uma parte remota da Islândia para construir uma igreja e fotografar seu povo. Mas quanto mais fundo ele entra na paisagem implacável, mais ele se desvia de seu propósito.

 Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você (2023, Brasil, livre, 101 min, dir: Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay)

Os bastidores e todos os dramas e tensões que cercaram as gravações do álbum Elis & Tom a ponto do projeto quase ser interrompido. No fim, no entanto, a força da música se sobrepõe e conduz Elis Regina, Tom Jobim e um grupo de jovens músicos talentosos à uma obra prima.

  Nosso Sonho (2023, Brasil, 12 anos, 120 min, dir: Eduardo Albergaria)

Cinebiografia de “Claudinho e Buchecha”, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira. A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil.

 Nardjes A. (2023, Brasil, livre, 80 min, dir: Karim Aïnouz)

Acompanhando a ativista Nardjes com a sua câmera, Karim Aïnouz capta o retrato de um jovem que sai confiante para as ruas por um futuro democrático para a Argélia, o país por cuja independência os seus pais e avós lutaram.

 O Marinheiro das Montanhas (2023, Brasil, livre, 95 min, dir: Karim Aïnouz)

Um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim Aïnouz à Argélia, país em que seu pai nasceu. Passado, presente e futuro se entrelaçam em uma singular travessia.

 O Demônio das Onze Horas (1965, França, 14 anos, 110 min, dir: Jean-Luc Godard)

Pierrot escapa de sua sociedade chata e viaja de Paris ao Mar Mediterrâneo com a Marianne, uma garota perseguida por assassinos da Argélia.

Confira a programação de 19 a 25/10

Dias 19 e 20/10

15h – Nosso Sonho (12 anos)

17h30 – Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você (livre)

19h30 – Terra de Deus (16 anos)

 Dia 21/10

14h – Clássicos do Cultura: O Demônio das Onze Horas (14 anos) – entrada gratuita

16h30 – Terra de Deus (16 anos)

19h30 – Nosso Sonho (12 anos)

 Dia 22/10

14h – Nardjes A. (livre)

15h40 – O Marinheiro das Montanhas (livre)

17h30 – Terra de Deus (16 anos)

20h15 – Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você (livre)

 De 23 a 25/10

14h – Nardjes A. (livre)

15h40 – O Marinheiro das Montanhas (livre)

17h30 – Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você (Livre)19h30 – Terra de Deus (16 anos)

Leia mais

Cinebiografia de Claudinho e Buchecha estreia no Cine Cultura