Caiado diz que crescimento do Estado vem do respeito ao dinheiro público

Em entrevista, Caiado destaca que série de resultados positivos do Estado vem do respeito ao dinheiro público e gestão profissional (Foto: Junior Guimarães)

“Respeito ao dinheiro público e governo qualificado tecnicamente, que não transforma o Estado em máquina político eleitoral.” Segundo o governador Ronaldo Caiado, essa é a fórmula para garantir o crescimento de Goiás por 30 meses consecutivos.

A fala foi durante entrevista nesta quinta-feira (19/10) ao Jornal do Meio Dia, da TV Serra Dourada, e refere-se aos resultados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central do Brasil.

Crescimento

No acumulado até o mês de julho, Goiás tem 30 meses seguidos com resultado positivo. Divulgado todos os meses, o IBCR reúne informações sobre o desempenho da economia nos setores agropecuário, industrial, de serviços e comércio.

O resultado positivo é superior a 900 dias de crescimento proporcional e representa a terceira maior sequência histórica do BC para Goiás. O levantamento é realizado desde 2003.

Referência

“Goiás dá o tratamento que o empresário merece, facilitando sua vida e o Estado é o primeiro lugar do Centro-Oeste em oferta de mão de obra, benefícios e qualificação”, cita Caiado. Segundo o governador, um dos fatores para o bom desempenho no Estado é o Programa de Desenvolvimento Regional (ProGoiás), com ações de desburocratização da concessão de benefícios fiscais para o setor industrial e garantias de segurança jurídica e impessoalidade.

Na oferta de empregos, Caiado destacou o Feirão de Empregos na Praça Cívica, que vai até essa sexta-feira (20/10), atendendo cerca de 3 mil pessoas por dia. “As pessoas enxergam o respeito com que trabalhamos. Goiás hoje é referência na educação, segurança pública e saúde, tudo isso criado dentro de um governo”, ressaltou o governador.

Dentre as mais recentes ações de governo, Ronaldo Caiado foi perguntado sobre o pagamento de bônus por resultados para os servidores da Rede Estadual de Educação. O benefício será pago na folha de dezembro, com investimento de R$ 198 milhões do Tesouro Estadual.

“Fizemos uma revolução na educação, as pessoas viram que podemos ter escolas públicas com resultados melhores que as particulares”, disse Caiado. Ele explicou que o bônus foi estipulado como incentivo: “Todos os servidores da Educação terão bônus de 95% dos seus vencimentos”.

Cora e cirurgias eletivas

Durante a entrevista, Caiado afirmou nunca ter admitido Goiás não ter leito público para o tratamento de pacientes com câncer.

“Tenho certeza que a população questionava isso”, comentou. “Com toda dificuldade que recebi o Estado e a pandemia, criamos tratamento oncológico em Uruaçu, Itumbiara, fizemos convênio em Jataí e, agora, vamos montar aquilo que é algo que me dediquei o tempo todo. Vai ser o maior centro oncológico da América Latina”, disse Caiado ao anunciar que o Cora já tem 40% da obra concluída.

Ao mencionar o mutirão realizado em Goiás para diminuir a fila por cirurgias eletivas, agravadas durante o período da pandemia, o governador destacou a unificação da demanda represada dos municípios e afirmou que o Estado não se exime de sua responsabilidade.

“O cidadão precisa de saúde estando na lista do município ou do Estado. Tanto é que o modelo de Goiás foi copiado. Perto do fim do ano, vamos chegar perto de 100 mil operados”, anunciou.