SES recebe reconhecimento do MS por combate à tuberculose

Com participantes da reunião no MS, Emílio Miranda mostra certificado conquistado pela SES (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebeu o reconhecimento do Ministério da Saúde (MS) pelos esforços contínuos no combate à tuberculose, em especial, ao aumento da oferta de Testes Rápidos Moleculares para Tuberculose (TRM-Tb). Para marcar a conquista goiana, o MS entregou certificado ao coordenador do Programa Estadual da Tuberculos e Micobatérias não Tuberculosas em Goiás, Emílio Alves Miranda.

O certificado foi entregue durante reunião, nos dias 17 e 18 de outubro, em Brasília, e envolveu as coordenações de tuberculose estaduais e capitais, que enviaram profissionais de saúde de todo o Brasil para alinhar estratégias e compartilhar informações relacionadas ao combate da doença.

O TRM-Tb é uma inovação que permite um diagnóstico mais rápido e preciso da doença, o que garante aos pacientes o início do tratamento o mais rápido possível. Uma comparação entre os dados de janeiro a julho de 2022 e o mesmo período de 2023 demonstrou notável aumento na utilização desses testes em vários municípios goianos.

Tuberculose

Emílio Alves explica que o Teste Rápido Molecular é uma inovação implantada em Goiás desde 2014. No entanto, ainda se enfrenta desafios em relação à adesão, principalmente por parte dos profissionais de saúde.

“A coordenação estadual tem se dedicado a capacitar, divulgar e informar para garantir que os profissionais estejam cientes, para que tome conhecimento do exame e oferte para o paciente”, destaca o coordenador, ao ressaltar papel crucial do Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO) no processo, ao garantir a qualidade e precisão dos testes.

A SES-GO mantém o contínuo comprometimento na redução da tuberculose e na melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas por essa e outras doenças, e homenagens como a do MS representam mais um incentivo para que Goiás continue nesse caminho, aprimorando cada vez mais sua atuação na saúde.

O evento contou com a presença de autoridades de destaque, incluindo Draurio Barreira, Diretor do Departamento Nacional de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis; Fernanda Dockhorn Costa Johansen, Coordenadora Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não Tuberculosas; Kleydson Bonfim Andrade Alves, Consultor em Tuberculose e Hanseníase da Organização Pan-Americana, e Viviani Inácio, do Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde.

Baixa cobertura vacinal favorece surgimento de tuberculose em crianças