NutreBem completa dois anos com 3,8 milhões refeições

Madalena da Silva, aposentada, diz que o Mix do Bem faz toda a diferença na casa dela (Foto: Aline Cabral)

Ao completar dois anos do lançamento do Programa NutreBem, iniciativa do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o Governo do Estado chega à marca de 3,8 milhões de refeições doadas a famílias em vulnerabilidade e a entidades sociais cadastradas.

Neste período, o programa já distribuiu 385.474 pacotes do Mix do Bem, que rendem 10 refeições cada, e 49.674 pacotes de frutas desidratadas em todas as regiões goianas.

NutreBem

Responsável pela produção e distribuição do Mix do Bem, o NutreBem possibilita o processamento e distribuição de alimentos arrecadados pela OVG com produtores e permissionários das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) mesmo nos municípios mais distantes, sem prejuízo nutricional.

“Antes de lançarmos o NutreBem, as frutas, verduras e legumes in natura que o Banco de Alimentos da OVG arrecadava na Ceasa só poderiam ser distribuídas a famílias da grande Goiânia, porque são alimentos muito perecíveis. Pensando na necessidade de quem vive no interior, lançamos o NutreBem, que desidrata esses alimentos e aumenta sua vida útil e nutricional”, destaca a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

“Como eu digo sempre, é com ações como essa que garantimos dignidade e qualidade de vida às pessoas. Essa é a nossa missão”, reforça.

Carro chefe do NutreBem, o Mix do Bem é um alimento de fácil preparo, com arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados. Além dele, o programa ainda oferece frutas, como abacaxi, maçã e banana desidratadas.

Entre as famílias atendidas pela OVG está a da aposentada Madalena Josefa da Silva. Para ela, o Mix do Bem faz toda a diferença. “Lá em casa, quando faço essa mistura, é uma festa. Quando estamos preparando, sobe aquele cheiro que dá até água na boca. Sem falar que ainda faz bem pra saúde”, relata.

Banco de Alimentos

Gerido pela OVG desde 2019, o Banco de Alimentos já doou mais de 5,5 mil toneladas de alimentos in natura para entidades sociais e famílias em situação de vulnerabilidade social e realizou mais de 60 mil atendimentos.

Mais de quatro mil famílias já foram beneficiadas pelas ações. A iniciativa funciona em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO).