TJ agiliza julgamento de processos da Lei Maria da Penha

A programação pode ser acompanhada virtualmente no site do TJ (www.tjgo.jus.br) ou pelo instagram (@coordenadoriadamulhertjgo). (Foto: CNJ)

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-Goiás) promove desde a última segunda-feira, dia 08 de março, uma série de ações que incluem palestras e discussões relacionadas às mulheres e, principalmente, um mutirão para o julgamento de processos relacionados à Lei Maria da Penha, objetivando dar maior velocidade ao andamento dos processos especialmente em varas criminais no interior do Estado. Todas essas atividades fazem parte da programação da 17ª Semana de Justiça Pela Paz em Casa, organizada pelo TJ-Goiás sob orientação do Conselho Nacional de Justiça, conforme explicou o juiz Vitor Umbelino Soares Júnior, coordenador do Comitê de Equidade e Diversidade de Gênero do Tribunal, em entrevista ao programa O Mundo em Sua Casa das rádios Brasil Central AM e RBC FM.

O coordenador do Comitê de Equidade e Diversidade de Gênero do TJ-Goiás enfatizou que no início da pandemia os números relativos a denúncias sobre violência doméstica e agressões a mulheres tiveram queda, pela falta de notificação ou subnotificação de ocorrências, em função das dificuldades das mulheres em acessar os órgãos formais de controle. Contudo, com o passar dos meses, verificou-se aumento acentuado dos casos, justamente porque a pandemia forçou a permanência das pessoas em casa. Vitor Soares Júnior alertou as mulheres para que não se calem diante dos atos de violência, sejam eles de natureza psicológica, moral, patrimonial ou sexual.

Toda a programação da 17ª Semana de Justiça Pela Paz em Casa será on line, cujas palestras terão foco em temas como violência doméstica contra a mulher, dificuldades e barreiras encontradas na atuação das mulheres, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. A programação pode ser acompanhada virtualmente no site do TJ (www.tjgo.jus.br) ou pelo instagram (@coordenadoriadamulhertjgo).