App, maratona e intensivão preparam estudantes para Enem 2023

Seduc apresentou diversas alternativas de estudo para alunos da rede pública estadual poderem se preparar para o Enem 2023 (Foto: Seduc)

Ao longo do ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) apresentou diversas alternativas de estudo para os alunos da rede pública estadual poderem se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e terem a oportunidade de ingressar no ensino superior.  

Por meio do projeto Goiás Bem no Enem, realizado desde 2019, a Seduc/GO disponibilizou uma importante série de videoaulas chamadas “Pílulas do Conhecimento”. Cada um desses vídeos apresenta, em poucos minutos, informações importantes acerca das áreas de conhecimento avaliadas nas provas do Enem.

O cursinho Prepara Goiás, lançado em agosto deste ano, já atende mais de 12 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio, e, além do atendimento atual, deve ter continuidade e ser ampliado em 2024.

Outra alternativa pedagógica implementada pela secretaria foi o desenvolvimento do aplicativo GoEdu, que tem o objetivo de proporcionar um ambiente de aprendizado contínuo, por meio de uma combinação de interação e tecnologia. A participação dos estudantes fica mais leve e lúdica, pois, no decorrer dos exercícios realizados, os alunos são pontuados através de um ranking no formato game.

App, maratona, intensivão

De acordo com dados da Seduc/GO, o GoEdu apresenta um percentual de 78% de aprovação entre os 33.550 estudantes que já acessaram o App. De acordo com a gerente de Mediação Tecnológica da Seduc/GO, Denise Cristina Bueno, o aplicativo é abrangente.

“Dentro do GoiásTec, temos feito um trabalho massivo de utilização do GoEdu, com a inserção das Pílulas do Conhecimento também dentro do aplicativo”.

E, ainda, o Revisa Goiás, que consiste em mais um projeto pensado pelo Governo de Goiás para apoiar os estudos dos alunos. Neste ano, a aplicação da Maratona Revisa trouxe um conjunto de atividades e resoluções de questões trabalhadas em sala de aula pelos professores de Matemática e Língua Portuguesa.

Denise Bueno aponta que estas ferramentas, inclusive, são importantes nas aulas do programa GoiásTec, atendendo estudantes que também farão as provas do Enem. Um intensivão GoiásTec está sendo organizado para datas que antecedem o exame:

  • Dia 1º/11 – Intensivão com aulas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Dia 10/11 – Intensivão com aulas de Matemática e Ciências da Natureza.