Instalações da UPR de Porangatu entram em fase de finalização

Também está em fase de finalização a instalação de piso antiderrapante entre dois blocos e corredores, além da construção de mais três banheiros e perfuração de poço artesiano (Foto: DGAP)

A Unidade Prisional Regional (UPR) de Porangatu está passando por uma completa transformação. Desde 2021, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e entidades parceiras investem na construção e revitalização do estabelecimento penitenciário, sempre com a utilização de mão de obra carcerária.

Até o final deste ano a UPR deve inaugurar a reforma de todas as alas do Bloco 1, a construção de um novo módulo de respeito com mais cinco celas, sala de aula de 100 metros quadrados, sala de informática, sala de enfermagem e atendimento médico, sala de monitoramento eletrônico e alojamento feminino.

Também está em fase de finalização a instalação de piso antiderrapante entre dois blocos e corredores, além da construção de mais três banheiros e perfuração de poço artesiano.

UPR de Porangatu

Segundo o diretor da UPR, Ailton Guerra, este último tem o objetivo de gerar economia aos cofres públicos, visto que a água do poço será usada na irrigação da horta cultivada na unidade, na limpeza da UPR e atividades afins.

As obras acontecem há oito meses. Os recursos aplicados, aproximadamente R$ 180 mil, resultam de parceria entre a DGAP, o Poder Judiciário, o Ministério Público e o Conselho da Comunidade. A UPR pertence a 7ª Coordenação Regional Prisional.

Em março de 2022, a unidade inaugurou um novo prédio, composto por quatro alas, quatro pátios para banho de sol, oito celas, um módulo de respeito, quatro banheiros, uma sala para o cartório, um parlatório, sala de enfermagem e atendimento médico, cozinha/refeitório, um galpão com mais de 200 metros quadrados, sala para o body scan e sala para a recepção.

DGAP registra número recorde de detentos no Encceja