Auditores europeus visitam Goiás para avaliar serviço veterinário

Equipe esteve no município de Mozarlândia, com o objetivo de avaliar os controles de saúde animal em vigor em relação à exportação de carne bovina fresca para a União Europeia (Foto: divulgação)

Nos dias 25 e 26 de outubro, o estado de Goiás recebeu a visita de auditores europeus responsável pelas políticas públicas em relação à saúde e segurança alimentar. A equipe esteve no município de Mozarlândia, com o objetivo de avaliar os controles de saúde animal em vigor em relação à exportação de carne bovina fresca para a União Europeia.

A visita foi acompanhada por representantes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/GO), ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Durante a passagem por Goiás, os auditores verificaram a qualidade do serviço veterinário oficial e os sistemas de operação de identificação animal para garantir a rastreabilidade dos animais para prevenção, vigilância, controle e diagnóstico da febre aftosa.

“A auditoria foi extremamente positiva para que a gente possa manter o mercado cada vez mais exigente, com produto de qualidade e possibilitando a conquista de novos mercados e geração de commodities para o agronegócio goiano”, avalia o coordenador do Sisbov [Sistema Oficial de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos] na Agrodefesa, Bruno Rodrigues de Pádua.

Auditores europeus

Os auditores estiveram em um frigorífico habilitado para exportação e em uma propriedade rural, conhecida também por Estabelecimento Rural Aprovado (ERAS) no Sisbov.

O coordenador do Programa Estadual de Enfermidades Vesiculares da Agrodefesa, Wladimir Moraes explica que o foco principal foi atestar que Goiás e Brasil possuem garantias de qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal.

“Especialmente carne bovina exportada para o mercado europeu, além da periodicidade de visitas pelo SVO em propriedades rurais com objetivo de vigilância ativa para febre aftosa e atendimento a notificações de suspeitas de doença vesicular, a vigilância passiva, intimamente ligada a cadeia produtiva e sua capacidade em notificar o serviço”, frisa.

Além dos dois coordenadores da Agência e dos auditores, a visita foi acompanhada pela assessora regional da unidade Rio Vermelho da Agrodefesa, Karla Beatriz, e servidores da SFA/Goiás. A auditoria também foi realizada nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Leia mais

Agrodefesa realiza exercício de simulação de Influenza Aviária