Extratores de mandioca beneficiarão mais de 600 agricultores goianos
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) recebeu extratores de mandioca na última semana, que serão destinados a produtores rurais atendidos pelas 19 unidades locais da Regional Vale do Paranã e em Vila Boa e Cabeceiras, da Unidade Regional (UR) Planalto. O objetivo é fomentar a agricultura familiar em cidades do Nordeste goiano.
Ao todo foram recebidos 39 equipamentos. Os extratores de mandioca foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado estadual Iso Moreira (in memoriam). A expectativa é atender cerca 600 produtores da região com as ferramentas.
“A cultura da mandioca é muito importante para a região Nordeste do estado. Aqui, a maioria dos produtores cultivam essa raiz e o que a gente observou é que eles têm dificuldade para extrair a mandioca do solo manualmente. Os equipamentos agilizarão e facilitarão a extração sem demandar tanta força física dos agricultores”, destaca Damásio Kennedy, coordenador da Unidade Regional Vale do Paranã.
Extratores de mandioca
As unidades locais da Emater nas cidades de Flores de Goiás, Buritinópolis, Alvorada do Norte, Posse e Simolândia já receberam os extratores de mandioca. Os equipamentos ficarão à disposição dos agricultores familiares nas unidades locais, de onde poderão ser retirados para uso, quando precisarem, por um determinado período de tempo.
Produção de mandioca em Goiás deve totalizar 207,7 mil toneladas em 2023