Governo de Goiás inaugura laboratório Include em Luziânia e Valparaíso

Até o final do próximo ano, Goiás contará com mais 20 unidades – totalizando 26. Será o Estado com o maior número de laboratórios de ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica do Brasil (Foto: Divulgação)

A unidade do laboratório Include de Luziânia foi inaugurada nesta quinta-feira (13) pelo governador Ronaldo Caiado. A unidade de Valparaíso de Goiás também será entregue nesta quinta. O projeto do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, é realizado em parceria com o Instituto Campus Party (ICP) e prevê a capacitação de aproximadamente 1,8 mil estudantes moradores de regiões de vulnerabilidade social.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, que esteve à frente da execução do programa, este é uma das ações planejadas para o salto tecnológico de Goiás. “O Include entra para despertar o jovem para o mundo da tecnologia, que é uma área que cresce exponencialmente. Estamos criando uma trilha para que os jovens se profissionalizem e para isso temos outro projeto que é a Escola do Futuro que vai colocar estes jovens no caminho de profissões ligados à TI como programador, data science, entre outras. Hoje de 70 mil vagas abertas para profissionais de TI, só 40 mil são ocupadas” ressaltou.

Os Include de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, que também já estão em atividade, serão inaugurados oficialmente posteriormente. Até o final do próximo ano, Goiás contará com mais 20 unidades – totalizando 26. Será o Estado com o maior número de laboratórios de ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica do Brasil.

“Posso afirmar, com toda a certeza, que nenhuma escola particular em Goiás tem laboratórios de robótica tão equipados como estes do Include”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, durante inauguração das duas unidades em Goiânia, na manhã desta quarta-feira (12).

Cada unidade do Include forma, a cada semestre, 50 estudantes (duas turmas de 25 alunos), entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Também há oficinas de empreendedorismo e IOT (internet das coisas).   

As novas unidades iniciaram suas aulas em abril no formato híbrido, ou seja, presencial e remota, seguindo as medidas de proteção e os protocolos de saúde, para evitar a contaminação do novo coronavírus. As próximas turmas serão formadas a partir de agosto deste ano.

Instalações e material

Os laboratórios possuem mobília e equipamentos de primeira linha para o ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual e drones, entre outros.

Confira o vídeo da inauguração da unidade de Luziânia: