Cine Teatro São Joaquim recebe espetáculos de dança

Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, recebe, nesta quinta e sexta-feira (9 e 10/11), os espetáculos "Nega Lilu"e "Titiksha", da companhia de dança Nalini (Foto: Secult)

O Cine Teatro São Joaquim, unidade da Secretaria de Estado da Cultura na cidade de Goiás, recebe, nesta quinta e sexta-feira (9 e 10/11), os espetáculos “Nega Lilu”e “Titiksha”, da companhia de dança Nalini. As apresentações têm entrada gratuita e possuem intérprete de Libras.

As produções abordam temas atuais, que vão desde a resiliência de povos explorados até as relações afetivas no nosso tempo. O evento também oferece oficina de contato e improvisação. No final de cada apresentação, será realizado um bate-papo com o público sobre o processo de criação e temas abordados em cada obra.

Na quinta-feira (9), às 19 horas, Valeska Vaishnavi apresenta Titiksha. Já na sexta-feira (10), às 20 horas, é a vez de Isabel Mamede e Lunna Gomes entrarem em cena, com a obra Nega Lilu. No segundo dia, das 10 às 12 horas, será realizada também uma oficina gratuita de contato e improvisação.

A única exigência é que o participante tenha mais de 14 anos. Não é necessário fazer inscrição prévia, basta se apresentar no dia e no horário da aula.

O evento faz parte de uma circulação da companhia que compreende 12 apresentações em quatro estados brasileiros: Goiás, São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal. Este projeto foi contemplado pelo ‘Edital de Fomento à Dança nº 17 do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023’.

Companhia e espetáculos

A Nalini Cia. de Dança é um grupo que vem se destacando no cenário nacional da dança e realizando circulações nacionais. ‘Titiksha’ é o primeiro solo criado e interpretado por Valeska Vaishnavi, e ‘Nega Lilu’ foi o primeiro espetáculo criado pela artista em 2011.

“Essa circulação é de grande importância, pelo histórico das duas obras e por essa volta à cena presencial, que ainda vem acontecendo com diversos grupos artísticos, incluindo a gente. Estamos animados em levar essas duas obras às cidades que escolhemos e ainda interagir com o público, com as conversas pós-espetáculo e as oficinas”, explica Valeska.

‘Titiksha’ é o termo em sânscrito, semelhante a resiliência e está relacionado com a tolerância diante das adversidades. A obra tem como objetivo personificar esse conceito, retratando a história de povos que foram forçados a abandonar suas origens. A apresentação mostra uma guerreira mística em movimento, simbolizando a força de manter a essência diante de um mundo opressor.

Já a obra ‘Nega Lilu’ é baseada no livro ‘Sem Palavras’ de Larissa Mundim e Valentina Prado. O espetáculo aborda o amor e a busca da plenitude em nosso tempo, explorando as relações afetivas mediadas. A remontagem da Nalini Cia de Dança traz uma nova versão do duo contemporâneo, materializando os estados emocionais presentes na breve história romântica de Nega e Lilu. Mais informações sobre o evento: www.naliniciadedanca.com

Programação

Titiksha
Quando: 09/11 (quinta-feira) às 19h
Entrada gratuita
Obs.: entrada livre sujeita a lotação do local.

Nega Lilu
Quando: 10/11 (sexta-feira) às 20h
Entrada gratuita
Obs.: entrada livre sujeita a lotação do local.

Oficina de Dança Contemporânea – Contato Improvisação
Quando: 10/11 (sexta-feira) das 10h às 12h
Faixa etária: Acima de 14 anos
Entrada gratuita
Obs.: não precisa fazer inscrição, basta chegar ao local com roupa leve e garrafinha com água.