Mais quatro municípios recebem cartões do Goiás Por Elas
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) entregou 31 cartões do Goiás Por Elas nesta semana, em quatro municípios: Piracanjuba, Cezarina, Rio Verde e Senador Canedo. O programa do Goiás Social visa garantir um amparo financeiro com o repasse mensal de R$ 300 a mulheres em situação de vulnerabilidade social que foram vítima de violência doméstica, e que possuem medida protetiva.
Durante as ações de entrega dos cartões, os servidores explicaram sobre os benefícios disponíveis por programas do Governo de Goiás e de parceiros, como o Crédito Social, da Secretaria da Retomada; a Tarifa Social, da Saneago; e o Aluguel Social, da Agehab, por exemplo.
Goiás Por Elas
O Goiás Por Elas ainda prevê a formação de grupos reflexivos nos municípios, como previsto na Lei Maria da Penha. O treinamento é realizado com uma equipe multidisciplinar composta por servidores das áreas jurídica, da psicologia e da assistência social.
Além de abordar especificamente a violência doméstica e familiar contra a mulher, os participantes dos grupos reflexivos aprendem sobre quais os tipos e como funciona o ciclo da violência, as responsabilizações previstas na legislação, entre outras orientações.
Dessa forma, os facilitadores do grupo reflexivo precisam proporcionar reflexões e responsabilizações nos diversos campos multidisciplinares da equipe que coordena o grupo reflexivo. Desde julho, quando foi lançado, o Goiás Por Elas beneficiou 277 mulheres vítimas de violência doméstica.