HGG vai reformar unidades de internação hospitalar
O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) está em obras para proporcionar um melhor atendimento e mais qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O lançamento das novas obras no 3º e 4º andares do hospital, onde estão situadas as unidades de internação clínica e médica dentro da filosofia arquitetônica do Novo HGG, será nesta terça-feira (14/10), a partir das 9 horas, no auditório Dr. Luiz Rassi.
Avaliado em mais de R$ 13 milhões, o projeto de reforma total tem estimativa de 14 meses para finalização das obras. A reforma prevê a revitalização de todos os espaços de internação atendendo a concepção de apartamentos conjugados, adequados às normas técnicas e sanitárias exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio da Resolução RDC 50 de 2022.
Além disso, as acomodações vão contar com móveis modernos como camas elétricas, macas hidráulicas, cadeiras para acompanhantes, armários de cabeceira, cadeiras de rodas e de banho.
Atendimento não será interrompido
Com as adequações que estão sendo realizadas para a ampliação e reforma do Novo HGG, o atendimento passará por uma redução, devido ao bloqueio de leitos em reforma, mas não será interrompido. As obras foram planejadas para ser executadas em cinco etapas, para que nenhum serviço seja paralisado.
Toda a obra segue o regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que contempla planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, focada na prevenção de infecções hospitalares, promovendo mais conforto e humanização aos usuários do SUS.
O secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, comenta que as reformas são frutos de muito trabalho. “Com o Governo de Goiás disponibilizando os recursos para modernização das unidades de internação, vamos ter condições de oferecer um ambiente moderno e seguro para os pacientes, acompanhantes e equipe assistencial. Toda a reforma está sendo moldada para atender ao perfil e às necessidades específicas dos pacientes atendidos no HGG. É um sonho da atual gestão que está se concretizando.”
Entregas previstas para 2023
Uma das entregas previstas para este ano é a expansão da recepção central da unidade de saúde. Atualmente, três containers funcionam como recepção provisória, até a conclusão das obras. Os containers são climatizados e garantem o conforto de todos, até a conclusão do projeto. Também passarão por reformas e expansão o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) e o Centro de Serviços Especiais (Cesesp).