Hemocentro coleta sangue para prematuros e gestantes

Ação visa reforçar os estoques de sangue da Rede Estadual de Hemocentros do Estado (Foto: SES)

O Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz (Hemogo), em parceria com o Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), realiza nesta sexta-feira (17/11), das 8 às 16 horas, uma coleta de sangue externa na unidade para prematuros e gestantes. A maternidade, da Prefeitura de Goiânia, fica na Alameda Emílio Póvoa, N°165, Vila Redenção, em Goiânia.

A coleta de sangue é para reforçar os estoques da Rede Estadual de Hemocentros do Estado (Rede Hemo), que caem no período de férias, enquanto a demanda aumenta. Interessados em fazer uma doação de sangue ou se cadastrar como doador de medula óssea durante a ação no HMDI podem agendar um horário pelo telefone (62) 3956-8871.

Coleta sangue

Herika Isabella da Costa, supervisora da Agência Transfusional do HMDI, destaca que de janeiro a outubro de 2023 foram utilizadas 559 bolsas de sangue na unidade municipal.

“Esses hemocomponentes são utilizados para atender tanto as puérperas, como pacientes de cirurgia eletivas ou de urgência, quanto os bebês. Das 559 bolsas utilizadas, 209 foram para atender bebês prematuros da UTI neonatal”, conta.

A supervisora explica que a transfusão nos bebês ocorre, por exemplo, para corrigir a anemia, que é comum em prematuros, dificuldade respiratória, distúrbios de coagulação e até casos graves como na doença hemolítica do recém-nascido, que muitas vezes requer a “troca” de todo o sangue do bebê pelo sangue de um doador.

Novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade, sendo reconhecido mundialmente como Novembro Roxo – a cor simboliza a sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. “

Entendemos a importância da doação para os nossos pacientes, por isso, realizamos coletas periódicas aqui na unidade, em parceria com o Hemocentro, que é o responsável por nos fornecer os hemocomponentes para o HMDI. E, em virtude da alta demanda do consumo de sangue em prematuros, escolhemos esta data, de alusão ao Dia Mundial da Prematuridade – 17 de novembro, para realizar esta ação”, destacou Herika.

Quem pode doar?

Herica explica que para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para a vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

“Para a doação, é importante que o voluntário tenha dormido bem, pelo menos horas na noite anterior, esteja alimentado, não tenha fumado nas últimas duas horas, após o almoço também é preciso aguardar duas horas para realizar a coleta, e se hidrate bem”, orienta Herica.

Já para se cadastrar como um doador de medula óssea, é necessário atender os seguintes requisitos: ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico, e o cadastro pode ser feito durante a doação de sangue.

Serviço:

Doação de sangue no Hospital e Maternidade Dona Iris – Unidade Móvel do Hemocentro
Data: 17/11/2023
Horário: Das 8 às 16 horas
Local: Hospital e Maternidade Dona Iris –  Alameda Emílio Póvoa, n°165, Vila Redenção
Agendamento de doação: (62) 3956-8871