DRF de Rio Verde autua transporte de 273 bovinos com notas fiscais inidôneas

Blitz terminou com a apreensão de 273 cabeças de gado bovino acobertadas com notas fiscais inidôneas. (Foto: Economia)

Auditores fiscais do Comando Volante da Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Rio Verde, unidade da Secretaria da Economia de Goiás, realizaram, na noite de terça-feira (11/5), blitz para fiscalização de mercadorias em trânsito, no trecho da BR-364, entre os municípios de Caçu, Cachoeira Alta e São Simão, Goiás. Na ocasião, foram apreendidas 273 cabeças de gado bovino acobertadas com notas fiscais inidôneas.

A operação, que teve início as 18h, estendeu-se até por volta das 3h da manhã de quarta-feira (12), em razão dos desdobramentos necessários para apurar a extensão da fraude, conforme esclarece o delegado de Fiscalização, João Batista Nascimento. As mercadorias foram avaliadas em R$ 796.762,44.

Após autuados, os responsáveis pela carga irregular dos animais recolheram aos cofres da Receita Estadual a importância de R$ 120.971,70, entre ICMS e multa devidos.  “Os auditores fiscais vêm realizando um excelente trabalho no combate à sonegação tributária no Estado, com atenção redobrada envolvendo segmentos econômicos importantes na economia estadual”, completa Cristiane Schmidt, secretária da Economia.

O apoio de policiais do Batalhão Fazendário (BPMFAZ) garantiu a segurança de toda a equipe durante a ação. “A sonegação consiste na saída interestadual de gado bovino sem pagamento de ICMS, com simulação de transações internas, que são isentas do imposto”, ressalta o auditor fiscal João Batista, delegado da Regional.