FCO aprova R$ 85,3 milhões para investimentos na modalidade rural

As atividades contempladas incluem financiamentos para as culturas de soja e milho, bovinocultura, feijão e pastagem (Foto: Sebastião José de Araújo / Embrapa Arroz e Feijão)

Cerca de R$ 85,3 milhões em recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) foram aprovados para financiamentos na modalidade rural, nesta quinta-feira (13/05), na 362ª Reunião da Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE/FCO). Foram aprovadas 85 cartas-propostas de 45 municípios, com a expectativa de geração de 129 empregos diretos.

A maior parte dos recursos é destinada à aquisição de máquinas e implementos (R$ 63 milhões). Os recursos também devem financiar matrizes (R$ 13 milhões), investimentos em pastagens (R$ 4 milhões) e benfeitorias (R$ 3 milhões). Também devem contemplar itens de irrigação, armazenamento e reprodutores.

As atividades contempladas incluem financiamentos para as culturas de soja e milho, bovinocultura, feijão e pastagem. Os cinco municípios com mais cartas contempladas nesta reunião foram Rio Verde, Jataí, Caiapônia, Goiatuba e Joviânia.

O superintendente de Produção Rural Sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Donalvam Maia, que participou da reunião representando a Seapa, afirmou que o montante aprovado deve contribuir para a geração de emprego e renda no Estado. “O Governo de Goiás está atento às demandas dos municípios por investimentos no setor agropecuário que têm feito a diferença na geração de renda para o produtor e, consequentemente, movimentado a economia regional”, avalia.

Conforme avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, a aprovação dos investimentos também tem contribuído para a economia dos municípios e de Goiás, como um todo. “No caso do FCO, há uma atenção especial em contemplar propostas das diferentes regiões, o que mostra o compromisso com a orientação do governador em levar recursos a todas as partes do Estado.”

Também estiveram presentes na reunião, o secretário da Retomada, César Moura, a gerente de Inteligência de Mercado da Seapa, Juliana Dias Lopes, e representantes das entidades que compõem o CDE/FCO. A Seapa é quem realiza a análise técnica de cartas-consulta de valor igual ou superior a R$ 500 mil para financiamentos rurais com recursos do FCO, que são direcionadas à apreciação do CDE.