Saúde promove ações em prol da população negra goiana

No âmbito da SES, ações voltadas para população negra são construídas pela Subcoordenação de Atenção à Saúde da População Negra. “Um espaço de combate ao racismo institucional em todo território goiano”, explica gerente da Spais/SES, Ana Maria Passos (Foto: Internet)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promove ações em prol da população negra, que inclui quilombolas, povos de terreiro e de religião de matriz africana goianos. Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20/11), será realizada uma Roda de Conversa on line, às 09 horas, na quinta-feira (23/11), com o tema Desafios para Saúde da População Negra, na qual serão apresentados dados epidemiológicos nacionais da População Negra, do ano de 2023.

Nos dias 04 e 05 de dezembro, a pasta promove o I Encontro Goiano de Promoção da Equidade em Saúde e Atenção às Populações Específicas, com o tema Saúde para Todas as Pessoas em Goiás: o Desafio da Promoção da Equidade em Saúde em Contextos de Vulnerabilidades.

Equidade em todas as esferas

“São oportunidades para profissionais da gestão e atenção à saúde, da assistência social, educação, estudantes, lideranças comunitárias, organizações sociais e a comunidade em geral se reunirem e discutirem estratégias de promoção da equidade em todas as esferas sensíveis de serviço de saúde no território goiano”, destaca a gerente de Populações Específicas da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais/SES), Ana Maria Passos.

No âmbito da SES, as ações voltadas para essa população específica são construídas de forma intersetorial, pela Subcoordenação de Atenção à Saúde da População Negra (SaspNegra/Spais/SES), com apoio das Regionais de Saúde, de municípios, de outros órgãos estaduais, de instituições de ensino e da comunidade.

“Esse é um espaço para tratativas de assuntos que perpassam a saúde e os determinantes de saúde da população negra, com foco na articulação para a implementação da Política Nacional de Saúde da População Negra e o combate ao racismo institucional em todo território goiano”, explica Ana Maria.

Valorização

Para 2024, a SES planeja ações focadas nessa população, com o objetivo de valorizar profissionais que compõem a Equipe de Estratégia de Saúde da Família, que atuam nos territórios. Também são trabalhados a educação permanente/treinamento sobre interculturalidade, o respeito às práticas tradicionais de saúde e outros temas pertinentes aos profissionais que atuam na Atenção Primária, visando a ampliação do acesso e a redução de agravos.

“Desta forma, a SES efetiva ações que visam o combate ao racismo, à discriminação e a violência racial na saúde, e que contribuem para que a população negra do estado possa acessar o sistema de saúde de forma equânime e com qualidade, durante todo o ano, e não apenas no mês de novembro”, destaca Ana Maria.

Assunto: Roda de conversa:  Desafios para Saúde da População Negra

Quando: quinta-feira (23/11), às 9h