Agrodefesa combate comércio clandestino de mudas

Paralelo ao trabalho de fiscalização, a Agrodefesa tem realizado levantamento fitossanitário das lavouras de citrus, para mapear a presença de Cancro Cítrico (Foto: Divulgação Regional Rio das Antas/Agrodefesa )

A saúde das lavouras goianas é uma das prerrogativas da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), que busca com orientação e fiscalização prever doenças e pragas, e empenhar esforços na mitigação diante do aparecimento. Como parte do trabalho preventivo, está a atuação diante do comércio clandestino de mudas.

Esse tipo de comércio, ao ser feito fora dos estabelecimentos registrados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e fiscalizados pela Agrodefesa, se transformam em portas abertas para a disseminação de vírus e bactérias, altamente prejudiciais à sanidade no campo.

Comércio clandestino

Munidos desse objetivo, o fiscal da Gerência de Fiscalização, Senival Nunes, acompanhado da equipe da regional Rio das Antas: Geraldo Santana, Anna Lídia Macedo e Lomato Félix realizaram a apreensão e o descarte de mudas de várias espécies, dentre elas Citrus e de Uva, que estavam sendo comercializadas indevidamente na cidade de Anápolis.

Eles contaram com o apoio da Polícia Militar durante a operação, que teve o caráter educativo dos comerciantes vindos em dois caminhões de São Paulo.

Conforme explica o coordenador da regional Rio das Antas, Marcelo Sales Guimarães, os fiscais atuaram amparados pela Instrução Normativa Estadual nº004/2011, que proíbe o comércio ambulante de sementes, mudas e demais partes propagativas de vegetais.

“A medida é necessária para proteger os pomares goianos da introdução e disseminação de pragas e doenças ausentes no Estado, ou com baixa prevalência”, explica.

Diante da abordagem da Fiscalização Móvel da Agrodefesa, os comerciantes foram orientados quanto à ilegalidade da prática e conduzidos ao Aterro Sanitário de Anápolis para acompanharem a inutilização das mudas com potencial de veicular doenças aos cultivos de Goiás, conforme preconiza a legislação pertinente.

Levantamento fitossanitário de Citrus

Paralelo ao trabalho de fiscalização, a Agrodefesa tem realizado o levantamento fitossanitário das lavouras de citrus, com vistas a mapear a presença de Cancro Cítrico, e garantir a ausência do HBL/Greening, considerada a pior praga mundial em Citrus.

O HBL/Greening não foi registrado nas lavouras goianas, mas já foi identificada em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, sendo esse último estado o mesmo de onde vieram as mudas identificadas e descartadas na operação.

Ouça a matéria

Agrodefesa combate comércio clandestino de mudas

https://agenciacoradenoticias.go.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/EDUARDO-BERNARDO-FISCALIZACAO-MUDAS.mp3 Download