Meio Ambiente recebe embaixadores do Cerrado

Alunos terão lições sobre Política Estadual de Resíduos Sólidos, geoprocessamento, combate ao desmatamento e monitoramentos meteorológico e hidrológico (Foto: Semad)

Alunos da rede estadual de ensino visitam a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) nesta quarta e quinta-feira (29 e 30/11) para aulas sobre pauta ambiental em Goiás.

Os estudantes que participam da agenda são os embaixadores do Cerrado, escolhidos a partir de redações produzidas em ambiente escolar no primeiro semestre do ano. 

Embaixadores do Cerrado

Os adolescentes participam o lançamento de um livro que resulta de várias reuniões presenciais e webinares promovidos pela Semad, em agosto e setembro de 2022. A obra, que recebeu o nome de “Diálogos Ambientais”, propõe 20 diretrizes para que os municípios consigam aperfeiçoar a gestão ambiental no âmbito local. 

Às 16h30, os estudantes assistem a uma palestra sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos, a ser apresentada pela superintendente de Desenvolvimento Sustentável e Resíduos Sólidos da Semad, Kaoara Batista de Sá. 

Desmatamento

Nesta quinta-feira, os alunos começam o dia com um passeio pela estrutura física da Semad e, em seguida, uma aula sobre geoprocessamento e uso da ferramenta para combater o desmatamento ilegal em Goiás. O professor que vai ministrar a aula é o gerente que cuida da área, Murilo Cardoso. 

Às 10h, o grupo segue para a Escola do Futuro José Luiz Bittencourt, que fica no Bairro Floresta (Goiânia), onde participarão de uma oficina sobre o reaproveitamento de peças eletrônicas para recuperação de computadores, no âmbito do Programa Sukatech, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Às 13h, os embaixadores do Cerrado vão assistir à última aula do dia, no Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás. A condução será dos professores André Amorim e Ernando Soares, ambos gerentes da Semad.