Seminário Metrópoles discute regiões metropolitanas de Goiás

Evento retoma discussões para implementação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (Foto: SGG)

A Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), promove o Seminário Metrópoles nesta quarta-feira (6/12), a partir das 14h30, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia.

A proposta do evento é retomar as discussões para a implementação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDUI). Representantes do Ministério das Cidades, os 21 prefeitos da Região Metropolitana de Goiânia e parlamentares devem participar do seminário

Também foram convidados representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e entidades como a Saneago, Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), entre outros.

O PDUI é um planejamento a longo prazo de iniciativa do Estado em parceria com a UFG. O objetivo é elaborar um instrumento de planejamento e gestão integrada, com foco no desenvolvimento urbano da Região Metropolitana de Goiânia.

O estudo é fundamentado no reordenamento do território em função das políticas públicas de interesse comuns aos municípios, contribuindo para a melhoria das relações socioambientais, econômicas e institucionais da região, assegurando como, por exemplo: o equilíbrio do desenvolvimento urbano, da mobilidade urbana, do bem-estar da população, além do setor produtivo.

O plano visa, ainda, ao fortalecimento da gestão compartilhada e instituição de uma identidade metropolitana, que possa amortecer a polarização da capital, as aglomerações dispersas da região metropolitana e evitar, também, a fragmentação do espaço urbano.

Seminário Metrópoles

Na sequência da abertura do evento, está prevista a realização de uma mesa-redonda com a presença da diretora de Gestão Estratégica e Informações, Fabíola Caroline Carneiro, e da coordenadora do Conselho das Cidades, Rachel Benedet Martins, ambas do Ministério das Cidades.

Também participa da programação a coordenadora do PDUI da Região Metropolitana da Grande Vitória (ES), Latussa Bianca Monteiro, que irá apresentar o plano local detalhadamente, com a finalidade de trazer referências e exemplificações para o Estado de Goiás.

A elaboração do plano da Região Metropolitana deve levar em consideração a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), um plano de ação com objetivo de tornar o mundo mais sustentável até o ano de 2030. O Centenário da Capital, que será comemorado em 2033, também constitui um ambiente de projeção para a finalização do documento.

PDUI da Região Metropolitana de Goiânia

Representante da UFG, a professora Celene Cunha Monteiro Barreira, fará a apresentação do estudo que demonstra a necessidade da elaboração do PDUI. Ela fará ainda a revisão do diagnóstico e indicação de novas etapas para finalização do projeto de lei que conterá o PDUI da Região Metropolitana de Goiânia.

As discussões em vista da formulação do PDUI tiveram início na gestão passada, mas estavam suspensas e só foram retomadas a partir da criação da Subsecretaria de Política para Cidades e Transporte, que pertence à estrutura da SGG, no início de 2023. O tema é uma das prioridades estratégicas do Governo de Goiás.

Entorno do Distrito Federal

Prefeitos da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e do Entorno (Ride) também foram convidados para participar do seminário. A intenção da Subsecretaria de Política para Cidades e Transporte da SGG é incluir os representantes neste fórum de discussão para que, futuramente, também seja criado o PDUI da região.

Serviço

Assunto: Seminário Metrópoles
Data: 6/12 (quarta-feira)
Local: Auditório Mauro Borges – Palácio Pedro Ludovico – Goiânia
Horário: 14 horas

Programação
14h – Credenciamento
14h30 – Abertura da solenidade
15h – Mesa-redonda
16h30 – Debate aberto ao público
17h30 – Coffee break