Hugo moderniza centro cirúrgico com equipamentos de última geração
O Centro Cirúrgico do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (CC/Hugo) recebeu equipamentos de última geração, para facilitar o trabalho de médicos e equipes assistenciais. A coordenadora do CC, da unidade da Secretaria de Estado da Saúde, enfermeira Ana Maria Queiroz, comemora a conquista e lembra que as intervenções serão feitas com mais facilidade e segurança para profissionais e pacientes.
“Recebemos computadores e equipamentos para a rede integrada que são de última geração, coisa que estava instalada há mais de seis anos. Agora temos um conjunto de equipamentos capazes de garantir mais segurança e agilidade nos procedimentos”, frisa a coordenadora.
Todas as dez salas de cirurgia do CC receberam computadores novos e periféricos para melhorar a comunicação com as redes de dados. Foram mais de 70 estações de trabalho modernizadas e colocadas à disposição das equipes. Todas integradas aos sistemas de gestão e que permitem acesso imediato e seguro, facilitando e potencializando o trabalho de médicos e assistentes.
Equipamentos de última geração
Ana Maria explica que um cirurgião e seus assistentes podem consultar exames de imagem com nitidez e segurança em tempo real, com garantia para o procedimento cirúrgico que se desenvolve na sala.
“Isso representa maior agilidade e eficiência para todos os envolvidos no complexo fluxo das rotinas hospitalares. Foram investimentos maciços que se traduzem em segurança e eficiência para equipes e pacientes”, destaca.
Prêmio internacional
O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) recebeu, em outubro, o certificado de Acreditação ONA 1, com metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O selo atesta que a unidade de saúde do Governo de Goiás oferece serviços de qualidade e segurança à população do estado.
Para tanto, a assistência médica e multiprofissional do Hugo passou por criterioso processo de estabelecimento e requisitos de segurança, além da revisão de procedimentos, fluxos e estrutura. Os pacientes atendidos na unidade agora têm a garantia de uma assistência segura e alinhada com o processo de melhoria contínua.
O resultado foi divulgado após avaliação do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), que entregou o certificado em cerimônia com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
Representante do Ibes, Luiz Carlos Bordin, enalteceu o empenho das equipes para garantir a transparência das ações demonstradas no processo de acreditação e a importância de protocolos de segurança para uma unidade de saúde.
“Tudo isso compõe o sucesso para que pacientes tenham êxito em seus tratamentos e retornem às suas vidas com a certeza de que todos se completaram para a melhor atenção à saúde”.
Saiba mais
Hugol é um dos 15 finalistas nacionais do Prêmio CriAção SUS