Saúde na Praça beneficia população com atendimento médico e multiprofissional

Profissionais do HGG em atendimento a algumas das mais de 160 pessoas que participaram do Saúde na Praça (Foto: Suzana Meira/Idtech)

Em mais uma edição, o programa Saúde na Praça do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi desta semana esclareceu dúvidas e realizou diversas orientações para a população que participou das atividades da tenda da saúde. Mais de 160 pessoas se beneficiaram com a ação, que contou com atendimento médico e multiprofissional.

Com o tema Prevenção de Doenças Associadas ao Envelhecimento, a ação é realizada, gratuita e mensalmente, em frente ao Hospita Estadual Dr. Alberto Rassi, na Praça Abrão Rassi.

Participantes do projeto disseram que a iniciativa não é apenas para os idosos, mas também uma oportunidade para os jovens. Sebastião Nogueira da Costa, de 72 anos, disse que fez o teste para diabetes e aferição da pressão.

“Meus resultados deram normais, estou ótimo. Eu vi a divulgação na televisão e quis participar, achei muito importante. Existe uma população muito carente que precisa de iniciativas como esta. Eu tenho medo de médico, mas para continuar dirigindo por exemplo, precisei do auxílio de um para renovar a minha habilitação”, comentou.

A dona de casa Ana dos Reis Xavier de Godoi tem 40 anos. Ela disse que estava passando em frente ao HGG, quando viu as atividades da tenda da saúde. Ela comentou que reside em Goiás Velho, interior do estado, e que veio a  Goiânia acompanhar a esposa, que vai passar por cirurgia.

“Gostei muito do atendimento e da receptividade dos profissionais que atuam no projeto, muito atenciosos. Descobri que minha pressão está um pouco alta, vou logo cuidar disso porque é um assunto sério.”

A aposentada Maria das Graças de Araújo, de 75 anos, participa de todas as edições, pois mora ao lado do HGG. Ela comenta que já deu até entrevista falando sobre a iniciativa.

“Eu me cuido bastante, faço hidroginástica, pilates, caminhada, pois quero viver 136 anos.  Estou brincando, mas sei que se mentalizarmos coisas boas, vamos longe. Sou uma pessoa muito positiva e gosto de participar de tudo. Na próxima edição, estarei aqui.”

A estudante Celeucia Martins dos Santos da Costa, de 51 anos, participou desta edição do Saúde na Praça. Ela contou que está passando por um tratamento contra o câncer de mama e que precisou procurar meios para ocupar a mente. Um deles foi iniciar a faculdade de Direito. Enquanto aguardava atendimento na tenda, ela comentou que viu nos estudos a oportunidade de compartilhar importantes lições com a família.

“Tenho muita determinação e sou muito focada nas coisas que quero. Minha família é humilde, e eu gosto de aproveitar todas as oportunidades, por isso estou aqui. Preciso me cuidar cada vez mais.”

A diretora técnica do HGG, Fábia Mara Gonçalves Prates de Oliveira, disse que o Saúde na Praça é uma oportunidade para que a população se previna contra doenças e tenham orientações sobre um envelhecimento saudável.

“No Brasil, 15% da população está acima dos 60 anos. Então, estamos na trilha do envelhecimento. É preciso atenção e cuidamos especiais.”

Saiba mais

HGG celebra Dia Mundial do Diabetes com mutirão de cirurgias metabólicas

Saúde na Praça tem recorde de público