Seds debate enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
Com o tema “Faça Bonito — proteja nossas crianças e adolescentes”, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) promoveu, nos dias 13 e 14 de maio, o II Simpósio de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento foi transmitido pelo Facebook da Seds para todos os agentes envolvidos com o tema nos 246 municípios goianos.
O evento foi organizado pela Superintendência de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão, da Seds, e contou com apresentações culturais, palestras, debates e mesas-redondas sobre temas que envolvem a proteção às crianças e aos adolescentes, bem como as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo de Goiás para essa proteção.
O titular da Seds, Wellington Matos, e a primeira-dama do Estado, presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado, estavam entre os participantes. Também fizeram parte das discussões, entre outros, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Eduardo Mota, e os representantes dos adolescentes, além da equipe técnica da Seds.
Na quinta-feira (13/5), o Seminário foi iniciado com apresentação cultural da adolescente Safira Rodrigues dos Santos, coordenadora de formação profissional e primeiro emprego no Comitê de Participação de Adolescente de Goiás (CPA/GO) e membro do Comitê Nacional de Participação de Adolescentes, na modalidade adversidade. Ela representou a Associação de um Futuro Melhor no município de Cavalcante.
Depois, foi a vez das palestras e dos debates com os representantes dos adolescentes no CEDCA e os superintendentes Ricardo Costa Gonçalves, “Criança, Adolescente e Juventude”; Rosi Guimarães, “Mulher e da Igualdade Racial”; e Silvana Cruz Fuini, “Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão”. O tema do debate que finalizou a programação do dia foi “O Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia”.
Na sexta-feira (14/5), a mesa-redonda discutiu o tema “Os Desafios no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. E a palestra foi com o tema “Diagnóstico Situacional de Violência ou Violação de Direitos contra Criança e Adolescente no âmbito do Sistema Único de Assistência Social em Goiás”. A programação seguiu com os debates sobre os demais temas, tudo acompanhado on-line por representantes dos 246 municípios goianos.