HMI celebra Semanas de Enfermagem e de Higienização das Mãos
Para comemorar o Dia do Enfermeiro, do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, celebrados nos dias 12 e 20 de maio, e também o Dia Mundial da Higienização de Mãos, no dia 5 de maio, o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) realizou uma programação repleta de homenagem e criatividade para os seus colaboradores.
Nos dias 12 e 13 a de maio (quarta e quinta-feira), a unidade promoveu uma exposição de lettering – arte com figuras e letras desenhadas à mão – com o nome do bebê, tamanho, peso e horário do parto, dos nascimentos assistidos pelos residentes de enfermagem obstétrica, além da exposição do banner com as atividades realizadas pela equipe.
A programação também contou com a homenagem aos profissionais da área, com a entrega de bombons, acompanhados por mensagem e certificados com reconhecimento do profissional destaque da enfermagem em todos os setores da unidade do Governo de Goiás. A gerente de enfermagem do HMI, Luzia Helena Berigo, destacou a importância da equipe de enfermagem para o hospital.
“A Semana de Enfermagem é uma forma de demonstrar o quão são necessários os profissionais de enfermagem, ainda mais nesse atual contexto de pandemia, quando o trabalho se tornou ainda mais intenso,” A equipe de Qualidade do Materno-Infantil aproveitou a ação para discutir a qualidade e segurança do paciente na unidade.
Higienização das mãos
Para destacar a importância da higienização das mãos, a equipe da Comissão de Controle Infecção Hospitalar (CCIH) do Materno-Infantil realizou, na sexta-feira, 14, o Concurso Cultural das Mãozinhas. A coordenadora do CCIH, Keilla Paraguassu, explica que, durante a semana, cada setor da unidade recebeu uma mãozinha feita de massa de biscuit para decorar.
“Decidimos fazer dessa data importante uma oportunidade de envolver todos os setores da unidade, principalmente neste momento de pandemia, em que a higienização das mãos é um forte aliado no controle da Covid-19 e traz segurança para os profissionais e também para o paciente, que é o nosso maior foco de proteção.” A avaliação do concurso foi feita pela diretoria do hospital.
Anunciando a premiação do 1°, 2° e 3° lugares, a diretora técnica do HMI, Cristiane Carvalho, parabenizou todos os colaboradores que participaram. “Fiquei encantada com a dedicação e envolvimento de cada profissional em desenvolver um trabalho com tanto carinho e criatividade”.
Representando a Capelania do Materno-Infantil, o padre Rafael Magul encerrou a programação do concurso cultural de higienização das mãos juntamente com a Semana de Enfermagem. “A verdadeira felicidade é fazer o que amamos. Vocês, profissionais da saúde, cuidam de detalhes e têm o dom de servir e a missão de ajudar e oferecer assistência ao próximo.”