Novidades do Programa Ser Goiás para 2024 são apresentadas no II Fórum Crescer
Em 2023, a plataforma do Sistema Educacional de Recuperação da Aprendizagem (Programa Ser Goiás) alcançou a marca de 100% de acessos em todo o estado. Para apresentar esse e outros resultados do programa, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), em parceria com a Fundação Sagres, promoveu, na manhã desta terça-feira (12/12), o II Fórum Crescer.
Esta edição do fórum contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, a superintendente de educação infantil e ensino fundamental da Seduc/GO, Giselle Faria, servidores da Educação e a equipe da Sagres. Também participaram assessores pedagógicos, professores e estudantes do ensino fundamental da rede pública estadual que utilizam a plataforma.
Mais de 300 mil estudantes são beneficiados com o programa de recuperação da aprendizagem Ser Goiás. De acordo com a apresentação dos dados das ações alcançadas neste ano, o programa registrou um engajamento médio de 90% dos jovens.
Programa Ser Goiás
Desde sua criação, o Programa Ser Goiás produziu mais de 900 videoaulas interativas e mais de 6 mil desafios. Neste ano, foram trabalhados 19 descritores de Língua Portuguesa e Matemática, o que gerou apoio pedagógico aos estudantes de 9° ano nas avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego).
Para o estudante Leonardo Barros, que está saindo do 9° ano do ensino fundamental e indo para a 1° série do ensino médio, os conteúdos ofertados foram importantes. Aluno do Colégio Estadual Estrela do Sul, em Aparecida de Goiânia, Leonardo destacou que a utilização do programa ajudou na sua aprendizagem.
“Eu posso dizer que usei bastante a plataforma Ser Goiás e, realmente, as aulas disponibilizadas são muito boas. Tanto em Língua Portuguesa e Matemática, consegui aprender aquilo que estava perdido,” destacou o Leonardo.
Novidades para 2024
Disponibilizado por meio da plataforma NetEscola, o Ser Goiás busca oferecer suporte aos estudantes e professores, por meio da criação e disponibilização de conteúdo multimídia, curricular e pedagógico. Desenvolvido para as turmas de 6° ao 9° anos do ensino fundamental da rede pública estadual, no próximo ano letivo, a plataforma ficará à disposição dos estudantes do 5° ano do ensino fundamental das redes públicas municipais de Educação.
Para 2024, o programa tem como meta ampliar a produção de videoaulas, passando a ser 58 por mês, e a quantidade de desafios, que passa para 358, além de ampliar, também, a experiência do Desafio Crescer para as turmas dos Anos Finais do ensino fundamental. A disponibilização de fichas para sugestões de uso dos objetos digitais para os professores também é algo novo.
Outra novidade apresentada no II Fórum Crescer foi o lançamento da websérie ‘Só Vem: Conectando Propósitos’. Trata-se de uma produção audiovisual em multiplataforma gamificada, voltada para as turmas de 8 ° e 9° anos do ensino fundamental, com o objetivo incentivar os estudantes ao desenvolvimento do seu projeto de vida.
Saiba mais
Estudantes resolvem quase 10 milhões de desafios da Plataforma SER Goiás