Prefeito de Goiânia assina Termo de Cessão de Área para Saneago

Parceria contribuirá para implantação de Estação Elevatória de Esgoto, no Residencial Recanto do Bosque, e beneficiará, junto com outras coletoras, cerca de 50 mil pessoas da Região Noroeste de Goiânia (Foto: Saneago)

Nesta manhã, a diretoria da Saneago se encontrou com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, no Paço Municipal, que assinou Termo de Cessão de Uso de uma área pública municipal localizada no Residencial Recanto do Bosque.

A área contribuirá para a implantação de uma Estação Elevatória de Esgoto, que, somada às redes coletoras, beneficiarão cerca de 50 mil pessoas da Região Noroeste.

“Goiânia se desenvolveu muito e o poder público precisa acompanhar esse crescimento da cidade. E quando se trata de saneamento, é importante ter uma parceria da Prefeitura de Goiânia, com a Saneago, no caso, para que possamos dar boas condições à população”, explicou o prefeito.

Nesse sentido, o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, frisou: “Nós temos uma parceria extremamente positiva com a Prefeitura de Goiânia para cuidar da água e do esgoto da cidade. Essa parceria é de êxito. Tem muita obra tanto para água como para esgoto acontecendo aqui”.

Pela Saneago, estiveram presentes ainda os diretores de Expansão, Fernando Cozzetti, e de Gestão Corporativa, Sílvio Fernandes. O secretário Municipal de Infraestrutura Urbana (Seingfra), Denes Pereira; o presidente da Agência de Regulação de Goiânia (AR), Hudson Novais; e o procurador-geral do município, José Carlos Issy, também participaram da solenidade.

Atendimento

Goiânia está entre as melhores capitais brasileiras em relação ao saneamento básico, de acordo com o Ranking do Trata Brasil. Mesmo com esse reconhecimento, a Saneago continua investindo. Obras de reforço no sistema com foco na segurança hídrica, na integração dos sistemas produtores de água e na expansão do esgotamento sanitário estão por toda parte, alavancando o crescimento e o desenvolvimento da Capital.

Dados atualizados da Saneago revelam que, em Goiânia, o abastecimento de água tratada é universalizado, alcançando 100% da população urbana, 1.574.584 pessoas, por meio de 7.939.387 metros de redes de distribuição.

Atualmente, 98,5% da população goianiense é atendida com esgotamento sanitário. Já são 1.551.722 de pessoas atendidas com o serviço por meio de 5.146.904 metros de redes coletoras.

“É uma das capitais que tem maior atendimento de esgoto no País”, afirmou Soavinski. O prefeito complementou explicando que a cessão da área contribui para que o esgotamento sanitário chegue a todos os goianienses.

Perdas na distribuição

De acordo com estudo do Instituto Trata Brasil – elaborado a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis, ano base 2021) – Goiás é destaque como o Estado com o melhor índice de perdas de água na distribuição do Brasil.

No ano de referência, a média nacional de perdas foi de 40,3%. Goiás, enquanto isso, marcou apenas 28,5%, sendo o único estado brasileiro com índice abaixo de 30%. Os índices atualizados de Goiânia são de apenas 13,2%, o melhor entre as capitais. Nossa capital perde menos água na distribuição que outras grandes cidades do mundo, como Montreal (40%), Roma (37%), Londres (28%) e Hong Kong (25%).