Escola de Governo lança certificação em contratações públicas
A Secretaria de Administração, por intermédio da Diretoria da Escola de Governo, lançou a certificação em Contratações Públicas, nesta sexta-feira (15). Esta será a terceira certificação oferecida gratuitamente pela Escola de Governo.
O evento reuniu mais de 250 servidores públicos de toda administração direta, autárquica e fundacional do Estado no auditório Mauro Borges, em Goiânia.
O lançamento contou com a participação da advogada, professora, consultora e mentora em Contratações Públicas, Anna Moroni, que conduziu palestra sobre os agentes do processo de contratação. Na programação, para encerrar a abertura da nova certificação, o Painel “O que esperar da Nova Lei de Licitações em 2024” foi liderada pelos servidores José Augusto, Deyse Lucidy, Reneilton Brito e Rodrigo Cunha.
Contratações Públicas
A certificação em Contratações Públicas terá carga horária de 300 horas e vai preparar o servidor público para atuar em uma das mais importantes carreiras administrativas do serviço público. As inscrições para alguns cursos já estão abertas no Portal do Aluno.
O secretário da Administração, Sérvulo Nogueira, ressaltou, durante a cerimônia de abertura, que o lançamento é mais um passo importante, dado pela Escola de Governo, para desenvolver a capacidade do servidor que atua ou deseja atuar na área de contratação pública.
“O desafio nos motiva. A Certificação será, sem dúvida, mais uma etapa na estruturação da Rede de Compras, a artéria que alimenta todos os órgãos do estado. É mais uma iniciativa da Escola para que os servidores se atualizem e apliquem a inovação e desenvolvam cada vez mais sua capacidade técnica”, destacou.
O subsecretário de Patrimônio e Logística, Rogério Carneiro, agradeceu o empenho da gestão do titular da Sead, Sérvulo Nogueira.
“Ideias, sem serem colocadas em prática não tem muito valor, a gente sabe o quanto é difícil e burocrático, mas a gestão do secretário Sérvulo, tem contribuído para agilidade de colocar em prática nossas ideias”, certificou.
Carneiro disse ainda que é um momento histórico para todos servidores públicos que atuam na área.
Legado
“A ideia é que a gente forme profissionais que entendam do assunto e deixem seu legado para uma nova administração pública”.
A diretora da Escola de Governo, Roberta Costa, apresentou os detalhes da certificação e ressaltou as conquistas da instituição neste ano de 2023.
“Esta é a terceira certificação que nós oferecemos para os servidores. A nossa Escola está na prioridade dos nossos gestores e foi por empenho deles que conseguimos, ainda em 2023, lançar mais uma certificação e em 2024 nossa meta é inaugurar uma especialização latu sensu nessa mesma área”, anunciou.
Governança para 2024
A governança realizada pela Sead em 2023 possibilitou muitas conquistas aos servidores públicos de Goiás. Formações latu e scricto sensu concluídas, novas turmas iniciando novas formações e capacitações em parceria com instituições reconhecidas nacionalmente para formação de lideranças administrativas têm elevado o potencial da administração pública goiana.
A professora Anna Moroni disse, durante a palestra, sobre a importância de qualificar servidores para que o processo de compra seja inovador, conquistando mais agilidade, qualidade e transparência para o cidadão.
“A governança é a bússola do serviço público. É ela que vai conduzir de maneira eficiente todos os processos que envolvem a administração pública”.
Após a palestra, os servidores acompanharam o Painel “O que esperar da Nova Lei de Licitações em 2024”, com uma reflexão acerca dos pormenores da Lei. Participaram do painel os servidores Rodrigo Cunha (procurador setorial da Sead), Reneilton Brito de Abreu (auditor-chefe interno especializado), José Augusto (superintendente de Controle Interno e Correição) e Deyse Lucidy (Sead).
Saiba mais
Sead conduz reunião do Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas