How To Have Sex estreia no Cine Cultura

Cena de 'How To Have Sex'

Na primeira semana de 2024, o Cine Cultura estreia How To Have Sex. O filme é vencedor da Un Certain Regard de 2023, principal mostra paralela ao Festival de Cannes, entra em cartaz nesta quinta-feira (04/01), na sessão das 18 horas.  

Dirigido pela cineasta britânica Molly Manning Walker, de apenas de 30 anos (seu primeiro longa-metragem), How To Have Sex faz um recorte da juventude e as badalações de uma fase de transição para a vida adulta com um alvo em expectativas, além de toda a frustração que chega de forma traumática. Trata-se de um poderoso drama que flerta com o suspense, nos abalos psicológicos provocados pela violência contra a mulher. O longa entrega uma reviravolta angustiante trazendo a reflexão sobre um forte tema. 

Seguem na programação da sala, Puan, longa que reflete sobre a experiência dentro da universidade; Afire, uma comédia dramática que une a intensidade climática com os sentimentos humanos; Tia Virgínia, sobre uma mulher de 70 anos que nunca se casou ou teve filhos; e Samsara – A Jornada da Alma, que narra uma história que se passa nos templos do Laos, onde monges adolescentes acompanham uma alma em trânsito de um corpo para outro. 

Unidade da Secretaria de Estado da Cultura, o Cine Cultura funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, inclusive aos fins de semana. Para os filmes do circuito comercial da sala o ingresso tem valor de R$10 (inteira) e R$ 5(meia). As entradas devem ser adquiridas na bilheteria da unidade, apenas em dinheiro. Lembrando que toda segunda-feira tem ingresso único de meia-entrada. 

Sinopses

Afire (2023, Alemanha, 12 anos, 102 min, dir: Christian Petzold) Uma casa de férias junto ao mar Báltico. Os dias estão quentes e não chove há semanas. Quatro jovens se reúnem, velhos e novos amigos. À medida que as florestas secas ao redor deles começam a pegar fogo, o mesmo acontece com suas emoções.

Puan (2023, Argentina, 12 anos, 111 min, dir: Maria Alché e Benjamin Naishtat) Quando seu mentor falece, um professor espera herdar o reinado do departamento de Filosofia na Universidade de Buenos Aires. No entanto, seus planos vão por água abaixo com a chegada de um colega carismático e sedutor.

Tia Virgínia (2023, Brasil, livre, 98min, dir: Fábio Meira) Virgínia é uma mulher de 70anos que nunca se casou ou teve filhos. Convencida pelas irmãs, ela muda-se de cidade para cuidar dos pais. O filme se desenrola em um único dia, quando Virgínia se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria, que viajam para celebrar o Natal.

Samsara – Jornada da Alma (2023, Espanha, 12 anos, 113 min, dir: Lois Patiño) Nos templos do Laos, monges adolescentes acompanham uma alma em trânsito de um corpo para outro. Uma viagem luminosa e sonora leva a reencarnar nas praias de Zanzibar, onde grupos de mulheres trabalham em fazendas de algas marinhas.

How To Have Sex (2023, Reino Unido, 16 anos, 91 min, dir: Molly Manning Walker) Três adolescentes britânicas passam um feriado juntas, bebendo, indo a boates e namorando, naquele que deveria ser o melhor verão de suas vidas. Enquanto dançam pelas ruas de Mália, elas se vêem navegando pelas complexidades do sexo. 

Programação

De 04/01 a 07/01

14h – Tia Virgínia (12 anos)

16h – Afire (12 anos)

18h – How To Have Sex (16 anos)

20h – Samsara – A Jornada da Alma (12 anos)

 De 08/01 a 10/01

14h – Puan (12 anos)

16h15 – Samsara – Jornada da Alma (12 anos)

18h30 – Afire (12 anos)

20h30 – How To Have Sex (16 anos)