Divulgada a lista de premiados no 25º Salão Anapolino de Arte

Edição, que tem patrocínio do Fundo de Arte e Cultura, contou com R$ 70 mil reais para premiação em três categorias

A prefeitura de Anápolis divulgou a lista dos artistas premiados no 25º Salão Anapolino de Arte. São eles: Eneida Sanches, Renata Felinto e Xadalu Tupã Jekupé, selecionados entre os 20 participantes da Mostra Nacional, cuja principal marca, na avaliação dos organizadores, é a diversidade cultural.

Os nomes da baiana Eneida, que vive em São Paulo, da paulista Renata, hoje radicada no Ceará, e o gaúcho Xadalu foram definidos pela comissão de premiação, integrada por Claudinei Roberto da Silva, Samantha Moreira e Vania Leal, profissionais reconhecidos no cenário das artes visuais.

Nesta edição, o Salão contou com R$ 70 mil reais para premiação em três categorias – Mostra Nacional (três prêmios de R$ 10 mil), Fomento à Produção Anapolina (quatro prêmios de R$ 2.500,00) e Artista Convidado (um prêmio de R$ 10 mil) – e R$ 1 mil para cada um dos 20 artistas selecionados (confira o nome de todos os participantes da mostra em box no final do texto).

Salão Anapolino de Arte 4

Na Categoria Fomento à Produção Anapolina, os artistas selecionados e premiados foram Ana Paula Faria, Diego Oliveira, Joardo Filho e Rei Souza. O curador do Salão Anapolino, Paulo Henrique Silva, destaca que esta categoria, criada nesta edição, vem como estímulo aos jovens talentos da cidade. O Prêmio Artista Convidado, desta vez, à Siron Franco.

O Salão Anapolino de Arte é uma iniciativa contemplada pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC), mecanismo de fomento do governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Cultura (Secult Goiás). A realização é da Prefeitura de Anápolis, por meio da secretaria Municipal Integração Social, Esporte e Cultura e Associação dos Amigos da Galeria de Artes Antônio Sibasolly.

Premiação e programação final

A divulgação dos premiados, nas edições anteriores, se dava em evento de lançamento da mostra, na Galeria Antônio Sibasolly, em Anápolis, sempre com a presença de muitos convidados, explica o curador Paulo Henrique Silva. Com a expectativa de que esse momento pudesse acontecer no início deste ano, adiou-se a premiação para a abertura da exposição no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CC UFG), para onde seguiram os trabalhos após quatro meses em exibição na Galeria Antônio Sibasolly.

Salão Anapolino de Arte 3

Porém, também não será possível a realização de evento com presença de público porque a instituição permanece fechada como medida de prevenção à Covid-19, e optou-se por uma programação virtual. Neste cenário, a premiação antecipa-se em apenas alguns dias às atividades preparadas para finalizar o 25º Salão Anapolino. A programação de encerramento começa no dia 25 em live com os três premiados e se encerra em 29 de maio, com lançamento do catálogo que reúne todas os trabalhos apresentados.

Reconhecimento

Lançada em 2020, a categoria Prêmio Artista Convidado apresenta, nesta edição, o goiano Siron Franco. Esta iniciativa vem em reconhecimento à importante contribuição dos artistas goianos na projeção da arte contemporânea local em âmbito nacional e internacional. E, em contrapartida, é um mecanismo para enriquecer o acervo do Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa) com a aquisição de obras de expressiva importância artística e histórica, afirma o coordenador da Galeria Antônio Sibasolly e curador do Salão Anapolino, Paulo Henrique Silva.