Grupo de trabalho vai fomentar a educação sanitária

Publicada no dia 16 de janeiro, no Diário Oficial de Goiás, a Portaria nº 004/2024 que instituiu o Grupo de Trabalho Estadual do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa-GO).

O foco do grupo é promover a compreensão e a aplicação da legislação de defesa agropecuária, realizar cursos de educação sanitária prevendo a utilização de metodologias ativas, formar multiplicadores, permitir o intercâmbio de experiências, fortalecer a integração interinstitucional e utilizar de meios de comunicação como instrumento de informação e de educação sanitária.

Educação sanitária

Principal órgão do Estado no fortalecimento da sanidade animal e vegetal, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) faz parte do Proesa-GO. A gerente de Educação Sanitária da Agência, Telma Gonzaga, reforça que o objetivo principal é difundir as atividades de educação sanitária em defesa agropecuária dentro de diversos órgãos, entidades e instituições.

“Com isso, buscamos promover o fortalecimento, criar projetos, abranger e aperfeiçoar ações públicas e privadas, sempre com a orientação da educação sanitária em defesa agropecuária”, destaca.

Ela explica ainda que o Proesa-GO surgiu a partir da necessidade de fortalecer o Proesa Nacional. “Para a Agrodefesa é importante essa participação para que a gente consiga fazer o intercâmbio de experiências e conhecimentos, permitindo mobilizar e fomentar planos, projetos, ações educativas em Goiás. A agência sendo o órgão de defesa oficial, terá a possibilidade de parceria com instituições públicas e privadas para que a gente possa levar conhecimento, simplificando orientações para toda população”, enfatiza.

Participantes

O grupo é vinculado ao Comitê Estadual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa-GO) do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agropecuário da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Além da Agrodefesa e Seapa, integram representantes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/Mapa), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Universidade Federal de Goiás (UFG), Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Goiás), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Instituo Federal Goiano (IF Goiano), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).