Ano letivo começa com ampliação do Bolsa Estudo e implantação de novos Cepis

Em breve também serão inauguradas novas unidades do colégios Padrão Século XXI nos municípios de Alexânia, Luziânia, Novo Gama, Corumbá de Goiás e Goiânia (Foto: Seduc)

A rede estadual de educação de Goiás inicia o ano letivo de 2024 com com 16 novos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) e sete novos colégios militares. A boa notícia foi dada pela secretária Fátima Gavioli durante entrevista coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira (22/01).

A partir deste ano, a educação profissional também recebeu reforço com a implantação do projeto Jornada para o Futuro, que será desenvolvido pela Seduc Goiás em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti).

O projeto será desenvolvido em 14 Cepis e ofertará aos estudantes o curso técnico de nível médio em Desenvolvimento Web e Cibersegurança.

“Com a iniciativa, muitos de nossos jovens sairão preparados para conquistar uma vaga em uma das áreas que mais cresce no mundo, que é a de tecnologia”, frisou a secretária.

Bolsa Estudo e novos colégios

Para 2024, a secretária de Educação anunciou a ampliação do programa Bolsa Estudo que, além dos estudantes do Ensino Médio, agora será estendido também aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

“A cada ano que passa, o Governo de Goiás investe mais para garantir um ambiente escolar de qualidade para nossos alunos e professores”, acrescentou Fátima Gavioli.

De acordo com ela, ainda esse mês, o governador Ronaldo Caiado fará a inauguração de dois novos colégios Padrão Século XXI em Goiânia (Bairro Jardins do Cerrado 9) e Aparecida de Goiânia (Residencial Cândido de Queiroz). As duas obras são aguardadas há décadas pela população.

Em breve também serão inauguradas novas unidades nos municípios de Alexânia, Luziânia, Novo Gama, Corumbá de Goiás e Goiânia.

“A rede estadual está cada dia mais estruturada fisicamente. Já na parte pedagógica, nós vimos há poucos dias, os resultados das Redações do Enem, quando a maioria dos alunos tirou 960 e 980. Nós evoluímos muito e agora vamos trabalhar para conquistar a nota 1000 em 2024”.

Novos uniformes e kits escolares

Fátima Gavioli lembrou ainda a distribuição de uniformes, kits de materiais escolares, mochilas, estojos, tênis e meias. Também destacou a entrega de chromebooks aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

“Aqui, o Governo de Goiás trabalha incansavelmente para dar às famílias todo o apoio necessário para que as crianças permaneçam na escola. E esse trabalho se soma às ações da assistência social, que não desampara nenhum cidadão”, finaliza a secretária.

Ano letivo

O calendário escolar da rede estadual de ensino em 2024 prevê 200 dias letivos, com o início das aulas no dia 22 de janeiro e término em  28 de junho. O segundo semestre se iniciará no dia 1º de agosto e será finalizado em 13 de dezembro. Neste ano, a rede é composta por 947 instituições de ensino e atende mais de 462 mil estudantes.