Goiás Social repassa mais de R$ 373 mil a produtores goianos

Benefício deve ser investido na estruturação das atividades para as quais os participantes foram capacitados (Foto: Marcos Paulo Ferreira/Seapa)

Nesta sexta-feira (26/01), como parte do Goiás Social, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregou mais de R$ 373 mil em Crédito Social em Vila Boa.

Os 78 cartões com o montante foram entregues a concluintes dos cursos de avicultura, horticultura e apicultura oferecidos no município no final de 2023, aptos ao benefício, conforme a Lei Estadual 21.003/21. O valor deve ser investido na estruturação das atividades para as quais os participantes foram capacitados. Além dos cartões, 92 certificados foram entregues.

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, explica que o benefício é justamente para ajudar esses pequenos produtores a começarem seu próprio negócio na área da sua formação.

Impulsionando pequenos negócios

“Aqueles que se encaixam nos critérios de vulnerabilidade podem ter acesso a esse recurso e podem comprar, na sua cidade ou em município próximo, todo o material e insumo para começarem a trabalhar”, explica.

Ainda na sexta, novas edições dos cursos foram realizadas em Formosa. No município, as aulas ministradas por técnicos da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) contaram, no total, com a participação de 102 possíveis beneficiários do Crédito Social oriundos da zona rural do município.

“Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais do estado de Goiás. E esses cursos representam uma oportunidade valiosa para capacitar produtores, proporcionando-lhes habilidades essenciais para o sucesso em atividades agrícolas”, comenta o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.

Patrícia Honorato, superintendente de Produção Rural da Secretaria, defende a importância do investimento na capacitação de moradores da zona rural do interior do estado.

“Acreditamos que esse investimento contribuirá significativamente para a inclusão produtiva e social das comunidades rurais, fortalecendo a economia local e proporcionando uma perspectiva mais próspera para todos os envolvidos nas cadeias produtivas”.

O gerente de Desenvolvimento Regional e Inovação Pecuária da Seapa, Pedro Vilela, reforça a importância da ação.

“Por meio do Goiás Social, não apenas reconhecemos o esforço dos participantes, mas também oferecemos recursos para a estruturação e crescimento de suas atividades, fomentando a participação ativa e integrada de pessoas em vulnerabilidade nas esferas produtiva e social”, ressalta Vilela.

Goiás Social

Iniciativa do Governo de Goiás vista como referência para outros estados, o Goiás Social funciona como um guarda-chuva, sob o qual estão inseridos dezenas de programas sociais com recursos voltados à população de baixa renda executados por diversas pastas.

Entre eles, estão o NutreBem, Dignidade Menstrual, Aquecendo Vidas, Nordeste Solidário, Mães de Goiás, Aluguel Social, Família Acolhedora e outros. Executados pela Seapa, se destacam no Goiás Social o PAA Goiás e o Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã.