Sistema Mauro Borges recebe visita técnica de representantes da Prefeitura de Goiânia

Representantes da Prefeitura de Goiânia realizaram, nesta quarta-feira (19), visita técnica ao Sistema Produtor Mauro Borges, em Goiânia. A atividade, que incluiu vistoria na Estação de Tratamento de Água (ETA) e na Represa do Ribeirão João Leite, contou com a presença de gestores da Agência de Regulação de Goiânia (AR), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

A Saneago atende 100% da população de Goiânia com abastecimento de água tratada e 94% com esgotamento sanitário, sendo ambos os serviços considerados universalizados. Durante a visita técnica, foi apresentado um panorama dos sistemas de água e esgoto na Capital, tanto no âmbito da operação quanto de obras.

Entre os tópicos abordados na esfera operacional, destaque para os mutirões de substituição de hidrômetros, instalação de controladores Day Night, ampliação do número de ligações de água e esgoto conforme o crescimento vegetativo da cidade e combate às perdas na distribuição, com foco em reduzir, ainda mais, as perdas de água na distribuição. Menos água sendo desperdiçada significa mais água nas torneiras da população.

Goiânia, com o atual índice de perdas de 21,69%, já é a segunda colocada entre as capitais brasileiras no Ranking do Saneamento 2021, enquanto a média nacional atinge 39,2%. “No entanto, seguimos trabalhando intensamente para melhorar cada vez mais esses números”, frisou o presidente da Saneago, Ricardo Soavisnki.

No mais, foram apresentadas as ações para melhoria da eficiência das grandes elevatórias, visando a preparação para o enfrentamento da estiagem, e para implantação do Sistema de Informações Geográficas (GIS), que deve otimizar a capacidade de planejamento da Companhia.

Expansão

A atividade demonstrou o nível de compromisso, de seriedade e de atenção ao Contrato de Programa com o Município. Há investimento previsto em mais de R$ 1,4 bilhão para a ampliação do sistema de água e de 1,9 bilhão para esgoto. “Todas as obras estão alinhadas com o planejamento da cidade e em função das demandas. Essa visita, em conjunto, é importante para termos uma sinergia maior e promover um acompanhamento de perto da Prefeitura”, explicou o presidente da Saneago.

Em termos de expansão, houve ênfase ao andamento das obras de implantação do tratamento secundário na Estação de Tratamento de Esgoto Dr. Hélio Seixo de Britto. A partir da conclusão desse trabalho, a remoção de carga orgânica da unidade será elevada para 90% e Goiânia, que já é reconhecida entre as capitais com os melhores índices de atendimento em esgotamento sanitário, passará a figurar em um patamar de destaque também na eficiência do tratamento.

A preocupação é também com o futuro. Para garantir segurança hídrica em longo prazo, está sendo finalizado estudo hidrológico para a implantação de um novo sistema produtor e a construção de uma nova barragem.

“A Saneago faz parte do dia a dia de Goiânia, ninguém vive sem água e esgoto”, frisou Fausto Sarmento, secretário da Seinfra. O presidente da AR, Paulo César Pereira avaliou a importância da atividade em relação à convergência e compreensão, de todos os entes, em como se pensar o município. Demais autoridades presentes na visita técnica foram: pela AR, a diretora de Regulação Karla Kristina Cavalcante e a chefe de gabinete Mônica Aparecida Ferreira; pela Comurg, o presidente Alex Gama.

A atividade foi acompanhada por comitiva da diretoria da Companhia, composta pelos diretores: de Expansão, Fernando Cozzetti; Financeiro, Paulo Rogério Battiston; e de Produção, Mauro Lessa. Também participaram, pela Saneago, o superintendente de Expansão e Concessão, Marcus Vinícius Batista, e o superintendente regional de Operações da Região Metropolitana de Goiânia, Alexandre Gomes.