Novo modelo de aquisição de equipamentos de informática deve gerar economia de até 30% para o Estado

Os equipamentos antigos serão enviados para um departamento da Sedi, que tem capacidade para processar aproximadamente mil toneladas de descartes eletroeletrônicos ao ano. Os computadores recondicionados serão doados a escolas públicas e instituições sociais (Foto: Divulgação)

O Governo de Goiás já conta com um Guia para Aquisição de Computadores. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 28 de abril e disciplina a aquisição e contratação de bens e serviços para o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no âmbito da administração pública. Estima-se de 20% a 30% de redução de custos com este novo modelo de gestão de ativos.

O Guia foi elaborado pelo Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), que é presidido pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e conta com a participação da Secretaria da Economia, Procuradoria Geral do Estado (PGE) Controladoria-Geral do Estado (CGE).

As aquisições de TIC passam a ser realizadas, a partir de agora, de acordo com o perfil do servidor público (básico ou avançado) e programas/aplicativos que serão instalados na máquina. “A especificação de configurações de forma inadequada, durante o processo licitatório, pode resultar na aquisição de equipamentos obsoletos ou descontinuados, e que podem não atender às necessidades dos usuários”, afirma o titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira.

O posicionamento apropriado dos equipamentos de TI oferece um custo adequado de aquisição e suporte correto para as atividades a que eles se propõem. “O Guia objetiva apoiar as TI setoriais na estruturação dos processos de aquisição de ativos de tecnologia da informação, criando um movimento de padronização de estações de trabalho (desktops e notebooks)”, explica o subsecretário de Tecnologia da Informação da Sedi, Rodrigo Michel de Moraes.

No momento, o Governo do Estado está finalizando um processo licitatório para aquisição de 20 mil computadores (desktops e notebooks), já de acordo com as boas práticas do Guia. A economia, apenas com as compras, já é de R$ 2,6 milhões, ou 2,7%. “A gestão de ativos torna mais fácil a governança e o planejamento futuro, fazendo com que a economia, ao longo da vida útil das máquinas, alcance até 30%”, revela Rodrigo Michel.

Os equipamentos antigos serão enviados para o Sukatech, programa do Governo do Estado, sob a gestão da Sedi, que tem capacidade para processar aproximadamente mil toneladas de descartes eletroeletrônicos ao ano. Os computadores recondicionados serão doados a escolas públicas e instituições sociais.

Objetivos do Guia

• Padronizar a aquisição de equipamentos: configurações, tempo de garantia e elaboração de documentos para o processo licitatório;
• Garantir que os projetos de aquisição TI estejam alinhados com as estratégias do Estado;
• Padronizar uma política de troca de equipamentos, condizente com a realidade de cada órgão;
• Proporcionar agilidade na análise dos processos de aquisição de equipamentos pela Comissão de Análise de Contratações de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cactic) e, por consequência, reduzir a quantidade de solicitações de esclarecimento.