Fapeg abre seleção para pesquisadores
Estão abertas as inscrições para a chamada pública de bolsistas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Governo de Goiás, por meio de termo cooperação celebrada com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), para atuação em projetos da Secretaria Geral de Governo (SGG).
O edital prevê a seleção de 22 pesquisadores com títulos de doutor para pesquisas relacionadas às áreas de macroeconomia, fiscal, tributária, ambiental e social.
Áreas de pesquisa
Do total de bolsas ofertadas, 12 serão destinadas a Estudos Macrofiscais; Previsões Macroeconômicas; Tributários; Indicadores de Pobreza; entre outros projetos do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).
As outras 10 serão para o projeto Potencialidades e Estratégias para a Diversificação da Matriz Energética do Estado de Goiás, da Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes (STECI).
Bolsas de pesquisa
As bolsas de pesquisas terão o valor mensal de R$5.200. A duração do programa será de 12 meses, podendo ser prorrogado até o prazo máximo de 36 meses, e o investimento da chamada pública supera a marca dos R$ 4 milhões.
Os interessados podem se inscrever até o dia 08 de março, exclusivamente pela internet, por meio da Plataforma Sparkx-Fapeg.
O diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, celebra a oportunidade. “Todos esses projetos resultarão em produtos diretamente aplicáveis à política pública estadual, e irão nos fortalecer como um Estado moderno na condução de políticas públicas”, salienta.
Já o subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes da SGG, Renato Lyra, destaca o reforço no time de pesquisadores. “A instituição tem o propósito de apoiar a capacitação de recursos humanos e a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica”, afirma.
“Essa parceria entre Fapeg e SGG foi pensada no sentido de selecionar bolsistas para áreas estratégicas. Então, a pesquisa vem para dar suporte para as tomadas de decisão do Governo de Goiás.
Na medida em que os projetos forem avançando, eles servirão como subsídio para que o governo implemente políticas públicas que resultarão na melhoria do desenvolvimento econômico e social”, finaliza o presidente da Fapeg, Marcos Arriel.
O edital n° 02/2024 na íntegra está disponível no site da Fapeg.