Saúde distribui informativo sobre vacinação em todo estado

Material informativo traz orientações sobre indicações e condutas para cada um dos imunizantes (Foto: Aline Rodrigues)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SES-GO/Suvisa), iniciou, na semana passada, a distribuição de instrução normativa atualizada sobre as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação e o Guia de Orientações sobre os Imunobiológicos Especiais.

O material é destinado aos profissionais de saúde que atuam nas mais de 900 salas de vacinação do Estado e tem como objetivo informar, de forma dinâmica, sobre as indicações e condutas para cada um dos imunizantes.

A instrução e o guia foram elaborados pela Gerência de Imunização da SES-GO e disponibilizados às Regionais de Saúde nas versões impressa e digital, no site da secretaria, na área de imunização, no link profissional de saúde.

“Esse material ajuda não só na melhor execução das atividades nas salas de vacinação, mas também amplia o conjunto de habilidades desses profissionais, preparando-os para orientar a população sobre a importância da vacinação e imunobiológicos de rotina e especiais oferecidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)”, explica a gerente de Imunização da pasta, Joice Dorneles.

O conteúdo informativo sobre vacinação deverá ser divulgado nas unidades de saúde e nas salas de vacinação do estado, garantindo eficiência e, cada vez mais, qualidade no serviço prestado à população.

Calendário de vacinação

A instrução normativa apresenta as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação, que contempla as vacinas de rotina para crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos. O conteúdo detalha, por exemplo, as especificações de cada um dos imunizantes preconizados pelo PNI, incluindo esquema vacinal, armazenamento e contraindicações.

Já o guia traz as normas e condutas para a oferta de imunobiológicos especiais, voltada às pessoas que apresentam contraindicação à utilização dos produtos disponíveis na rotina das salas de vacinação. Estão nesses grupos pessoas transplantadas, em tratamento oncológico, que vivem com HIV/aids, doenças crônicas, diabetes mellitus, imunodeficiências, fibrose cística, entre outros.

Em Goiás, o atendimento para esses casos ocorre no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), do Hospital Estadual da Mulher (Hemu), em Goiânia. Nos municípios, é feito por meio das Regionais de Saúde.

Capacitações

Além da distribuição do material informativo, a pasta trabalha, de forma permanente, com capacitações entre os profissionais de saúde. Para 2024, estão previstas oficinas de atualização de processos de imunização e detalhamento sobre o calendário de vacinação.

O trabalho será realizado com as Regionais de Saúde Pirineus, Entorno Norte, Entorno Sul, Oeste 1 e Nordeste 2, totalizando 54 municípios e um público de mais de 450 trabalhadores capacitados.

“Essas capacitações são de extrema importância para que tenhamos sempre profissionais atualizados e prontos para dar a melhor resposta ao cidadão”, explica a gerente.

Vacinação contra dengue abrange 122 municípios goianos

Vacinação contra a dengue tem início em Goiás