Ceap-Sol promove cidadania com emissão de documentos para pacientes

Profissional do Ceap-Sol entrega carteira de identidade ao paciente Marcelo Lopes: cidadania (Foto: Ceap-Sol)

Em estímulo à cidadania, o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) conta com parcerias para garantir a emissão de documentos pessoais para pacientes internados.

O serviço da unidade do Governo de Goiás permite o acesso à carteira de identidade, certidão de nascimento e CPF, sempre que são identificadas pessoas com essa necessidade.

A supervisora do Núcleo Psicossocial do Ceap-Sol, Hevelim Oliveira Rótulo, explica que a equipe de assistentes sociais faz a identificação dos pacientes sem documentos e realiza todas as tratativas necessárias. A emissão é feita sem nenhum custo para o paciente.

“Para a emissão de RG, por exemplo, a Polícia Civil envia um profissional até aqui para a coleta das digitais. Quando o documento é emitido, eles nos enviam e realizamos a entrega para a pessoa”.

A assistente social Lilian Mary Ferreira da Silva Leite destaca que esse trabalho é fundamental, pois a maioria dos pacientes com esse perfil são pessoas debilitadas, em internação de longa permanência, que perderam vínculos familiares.

“Normalmente, são pessoas que estão em situação de rua. Uma vez, ao entregar a certidão de nascimento e a identidade a um paciente, ele respondeu: ‘pronto, agora não sou mais lixo, não sou mais um ninguém’”, lembra.

O paciente Marcelo Lopes, de 51 anos, está internado há cerca de 8 meses e foi um dos contemplados com a carteira de identidade. Ele se emocionou ao receber o documento, expressando sua gratidão à equipe, apesar da dificuldade de fala.

“Estou muito feliz, e fiquei bonito na foto”, resume.

Saiba mais

Ceap-Sol reabilita 11 mil pessoas com doenças infecciosas