DRF de Goiânia combate sonegação fiscal no transporte de bebidas

Na abordagem, confirmou-se que o proprietário da carga descarregava os refrigerante em Goiás, durante a madrugada, utilizando notas com destino para outro estado (Foto: Economia)

A equipe da Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Goiânia abordou, na última sexta-feira (08/03), em Aparecida de Goiânia, um caminhão carregado de bebidas, que vinha sendo monitorado há duas semanas.

Na abordagem, confirmou-se que o proprietário da carga descarregava os refrigerante em Goiás, durante a madrugada, utilizando notas com destino para outro estado, com o intuito de escapar da fiscalização.

A carga, avaliada em mais de R$ 190 mil e proveniente de São Paulo, foi apreendida para auditoria e cálculo do ICMS devido. Investigações preliminares revelam que os envolvidos não se limitavam apenas a descarregar a carga durante a madrugada, mas também empregavam outros mecanismos fraudulentos para evitar a fiscalização.

“Além dessas medidas, identificamos um atacadista e um supermercado em Goiânia e Avelinópolis, possivelmente envolvidos nos fatos, que foram alvo de operações fiscais. Nosso objetivo é combater não apenas a sonegação fiscal, mas também a concorrência desleal, recuperar os valores suprimidos e responsabilizar os envolvidos, além de realizar auditorias em outras operações monitoradas”, ressalta a superintendente de Fiscalização Regionalizada, auditora fiscal Gabriela Vitorino

Monitoramento

A simulação foi detectada pelo sistema de monitoramento de câmeras da Secretaria de Economia, que correlaciona os dados da rota com as informações da nota fiscal emitida, por meio do acompanhamento em tempo real do deslocamento, registrado por câmeras.

A operação teve apoio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) e Apoio Fiscal Fazendário.