Estudantes fazem trilha imersiva no Parque Altamiro Pacheco

Visita de estudantes ao Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), em Goiânia (Foto: Semad) (Foto: Semad))

Uma manhã de fotos, contato com a natureza e lições sobre meio ambiente e, de forma mais específica, sobre a água. Assim foi a visita de 13 alunos do Colégio Estadual Olavo Bilac ao Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), uma das unidades de conservação administradas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Os estudantes passearam pelas trilhas do Peba e da Mangueira e fizeram fotos que serão depois divulgadas pela Semad. O objetivo principal da atividade foi promover interação entre os jovens e o reservatório do João Leite, que fica no Peamp.

Trilha imersiva

Durante a trilha imersiva, que terminou às margens do ribeirão, os alunos conheceram espécies de borboletas, fotografaram as marcas da água na mata cerratense e interagiram com o meio ambiente.

Visita foi realizada em parceria com a Secretaria da Educação de Goiás (Seduc)

”A experiência é incrível. Fiquei com vontade de aprender mais sobre a natureza e adorei fazer as fotos”, disse a estudante Mariane Serafim, de 17 anos. Para ela e algumas das colegas de sala, a trilha imersiva foi a primeira experiência de contato com uma unidade de conservação de Goiás.

A visita foi em parceria com a Secretaria de Educação de Goiás (Seduc). A gerente de Desenvolvimento Sustentável e Educação da Semad, Rubia Corrêa, foi responsável por organizar a ação.

“Essa parceria entre as pastas está bem ativa. Hoje, os estudantes vieram aqui conhecer esse ambiente fora da sala de aula e ter contato com a natureza. Esses registros que os alunos fizeram vão mostrar o olhar que eles têm da natureza”, explicou a gerente.

O chefe da unidade de conservação, Marcelo Pacheco, foi o guia da trilha. “Nós mostramos como a água está presente em nossa vida, no dia a dia”, disse. Segundo ele, caso a trilha seja feita com cuidado para não espantar os bichos, é possível ver, apenas em um trecho, mais de 60 espécies diferentes de animais.

Conheça o Peamp

O Parque Estadual Altamiro Moura Pacheco (Peamp) é uma unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Estado de Goiás, criada em 30 de dezembro de 1992 e, junto com o Parque Estadual do João Leite, ocupa uma área de 4.964 hectares.

O Peamp é cortado pela rodovia BR-060/153, que é a principal via de acesso. A entrada do parque está distante cerca de 12 km de Goiânia e 10 km de Terezópolis de Goiás, as duas cidades mais próximas. Todo o percurso é feito em pista dupla pavimentada, em bom estado de conservação.

O Peamp está inserido nos municípios de Goianápolis, Nerópolis e Goiânia. O nome do parque é uma homenagem a Altamiro de Moura Pacheco, médico, farmacêutico, escritor, pecuarista e político goiano, antigo proprietário da área.