Nova Roma recebe Cine Goiás Itinerante nesta terça

Além da exibição de filmes, o projeto também oferece oficinas temáticas, palestras e cursos sobre audiovisual e meio ambiente (Foto: Secult-GO)

O município de Nova Roma, a 570 km de Goiânia, recebe nesta terça-feira (19/03), o projeto Cine Goiás Itinerante, iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A equipe fica na cidade até a próxima quinta-feira (21/03), com sessões gratuitas de filmes de temática ambiental, e oficina de Stop Motion. As exibições serão realizadas no período matutino e vespertino.

Oficina de Stop Motion

A Oficina de Stop Motion tem o intuito de apresentar uma introdução ao stop motion (técnica de criação de filmes por meio de fotos) junto com um exercício interativo dos fundamentos básicos para a criação de uma animação utilizando objetos recicláveis.

Além de estimular o interesse pela arte de animação cinematográfica e desenvolver capacidades criativas de trabalho em grupo, a atividade ainda conscientiza os jovens sobre a importância da reciclagem para a conservação do meio ambiente.

Cine Goiás Itinerante

Com circulação em todo o estado, o Cine Goiás Itinerante tem levado, mensalmente, entretenimento por meio do cinema, principalmente para alunos das redes municipais e estaduais de ensino do interior e para a população mais vulnerável.

Além da exibição de filmes, o projeto também oferece oficinas temáticas, palestras e cursos sobre audiovisual e meio ambiente.

Cinema para todos

O Cine Goiás Itinerante tem o objetivo de democratizar o acesso ao audiovisual no interior do Estado, divulgar o cinema ambiental e capacitar profissionais da área.

Os pilares do programa são a exibição de filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população. A iniciativa já atendeu mais de 150 municípios.

Agenda 2024

Os gestores interessados em levar o projeto ao seu município, precisam se cadastrar no site Mapa Goiano, entrar na aba “oportunidades”, ler o regulamento, clicar em Inscrição Cine Goiás Itinerante 2024, preencher os campos com os dados solicitados e escolher a data desejada.

Após a inscrição aguarde a confirmação via e-mail ou contato da equipe responsável, caso haja necessidade.

Programação

19/03 – Cine Pipoca de Clássicos Itinerantes, período noturno. Local: Feira coberta.

20/03 – Curtas ambientais, período matutino. Local: Circuito de escolas de Nova Roma.

20/03 – Oficina de Stop Motion, período vespertino. Local: Cras

21/03 – Cinema no Povoado do Brejo, período matutino e vespertino.