Crer celebra inclusão no Dia Mundial da Síndrome de Down

Profissional do Crer no atendimento a criança com Down: desenvolvimento e qualidade de vida (Texto e foto: Juliana Saran)

No Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), pessoas com Síndrome de Down recebem atendimento médico e multiprofissional especializado, pois entende que o Dia Internacional (21/03) deve sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão e do respeito às pessoas com essa condição genética.

Da mesma forma, a unidade do Governo de Goiás acredita ser essencial destacar os tratamentos e intervenções disponíveis para promover o desenvolvimento e a qualidade de vida desses indivíduos. A supervisora de reabilitação auditiva e intelectual do Crer, Caroline Rodrigues Almeida, explica que a Síndrome de Down não é uma doença, mas, sim, uma mutação do material genético humano.

Síndrome de Down

“A pessoa com síndrome de Down apresenta personalidade e características diferentes e únicas. É capaz de sentir, amar, aprender, divertir-se e trabalhar normalmente, podendo ocupar espaço digno na sociedade, assim como todos”, afirma Caroline.

A pessoa com síndrome de Down é capaz de aprender e de se desenvolver. Para isso, assim como qualquer outro ser humano, é necessário o estímulo, desde a primeira infância, para que essa pessoa se desenvolva e potencialize suas capacidades, sempre respeitando o seu ritmo e a sua singularidade.

Atualmente, o Crer atende 59 crianças com Down na clínica intelectual e na neuro infantil, com equipe multiprofissional de psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas e pedagogos. Os profissionais realizam diversas abordagens terapêuticas, entre elas, academia, natação, equoterapia, acompanhamento odontológico, aconselhamento genético e cozinha terapêutica.

O Crer é uma unidade regulada pelo Complexo Regulador Estadual da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO). Para atendimento, é necessário que o paciente busque uma unidade básica, inicialmente.