Segundo lote do Juntos pelo Araguaia recupera 230 hectares

Encerramento do lote 02 do programa Juntos pelo Araguaia (Foto: Semad)

“Promessa feita, promessa cumprida”, pontuou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, ao participar do evento de encerramento do Lote 02 do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA), na última sexta-feira (22/03), em Santa Rita do Araguaia (GO).

Produtores rurais que abriram as propriedades para a execução do programa receberam certificados como homenagem especial. A iniciativa fez parte das celebrações alusivas ao 22 de março, Dia Mundial da Água.

Organizado pelo Instituto Espinhaço, o evento apresentou os resultados do Lote 02 do Juntos pelo Araguaia, que tem como instituição investidora o grupo Hypera Pharma. Foram concluídos 230 hectares de áreas recuperadas com plantio, cercamento, terraceamento, barraginhas e curvas de nível na proteção do solo para segurar o sedimento e impedir que “afogue o rio”.

O índice de pegamento das mudas chegou a 93%.

“Santa Rita do Araguaia certamente abrigou um dos lotes do Juntos pelo Araguaia com mais êxito. Estamos muito felizes neste Dia Mundial da Água. Há três anos, estivemos aqui com o governador Ronaldo Caiado para o lançamento. Agora, encerramos as ações”, destaca Andréa Vulcanis.

“Avançaremos com essa ação histórica, município a município, até que a gente conclua a nossa meta, que é restaurar 5 mil hectares em Goiás. Já chegamos perto de 1 mil. O processo começa a decolar. Acreditamos nesse programa, o mais inovador do mundo. Não tem nenhum projeto que se aproxima da dimensão do nosso. Com muito orgulho e honra a gente comemora o Dia Mundial da Água e o Juntos pela Araguaia. Seguimos na determinação de mudar mentes e corações”, aponta a secretária.

Andréa Vulcanis fez um agradecimento especial às instituições executora e investidora, o Instituto Espinhaço e a empresa Hypera Pharma.

“Fica também, e especialmente, o nosso muito obrigado a todos que foram a campo e aos nossos produtores rurais que acreditaram no programa, que estão juntos conosco, que mudaram a visão sobre o seu território.”

O presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira, celebrou. “Cumprimos a missão, o nosso propósito de chegar em Santa Rita, às margens do Rio Araguaia e recuperarmos 230 hectares de áreas degradadas junto com os nossos parceiros produtores rurais, a Hypera Pharma, o Governo do Estado de Goiás e o município”.

A diretora-executiva de Operações do Grupo Hypera Pharma, instituição investidora, Daniela Castanho ressaltou a importância do projeto.

“A água é um dos insumos mais importantes de uma indústria farmacêutica, e acreditamos nesse projeto. Vimos durante a execução que não é somente plantar. É uma questão de sustentabilidade, de perenidade, porque você transforma a visão das pessoas envolvidas sobre a importância do sentido da preservação”, observa Daniela Castanho.

Juntos pelo Araguaia

O Juntos pelo Araguaia é o maior programa de revitalização de bacias hidrográficas em curso no Brasil. Foi lançado em junho de 2019, como resultado de uma parceria dos governos federal, de Goiás e do Mato Grosso. A meta é recompor a vegetação nativa do Cerrado em 10 mil hectares no território da bacia hidrográfica do Alto Rio Araguaia (onde há expressiva produção agropecuária).

A iniciativa alcança 16 municípios de Goiás:  Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Iporá, Ivolândia, Mineiros, Montes Claros, Palestina de Goiás, Piranhas, Portelândia e Santa Rita do Araguaia.

Juntos pelo Araguaia reabre edital de credenciamento para instituições