Governo de Goiás garante recursos para Hospital Municipal de Goiatuba

Rasível Santos e demais autoridades na inauguração da reforma e ampliação do hospital (Foto: Marco Monteiro - SES)

O Governo de Goiás vai repassar, mensalmente, R$ 360 mil para o cofinanciamento do Hospital Municipal de Goiatuba Dr. Henrique Santillo. Os recursos, que integram o plano de fortalecimento da regionalização da saúde em Goiás, foram confirmados pelo secretário da Saúde estadual, Rasível Santos, nesta segunda-feira (25/03), na inauguração da reforma e ampliação do hospital.

“Nosso governador me pediu para realizar um trabalho de regionalização em todo o Estado, e essa obra será importante para fortalecer a saúde pública da região”, disse o secretário.

Hospital Municipal de Goiatuba

Ao custo de R$ 6 milhões, investidos pela Prefeitura de Goiatuba, as obras envolveram os setores de urgência e emergência e internação, que passam a contar com mais de 70 leitos para a população de Goiatuba e demais cidades da região. A expectativa é que a unidade auxilie na redução da fila de cirurgias eletivas.

“Essa parceria nasce com a participação de mais 23 municípios de toda a região, entregando qualidade e resultados efetivos para melhorar a vida do cidadão goiano. É uma parceria que precisa ser estimulada”, acrescentou Rasível Santos.

O secretário ressaltou a regionalização como marco do atual governo. Quando o governador Ronaldo Caiado assumiu, em 2019, a saúde estadual contava com 189 leitos de UTI, concentrados basicamente em Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia.

Atualmente, são quase mil leitos em todo o Estado. Além disso, o plano de fortalecimento garante a expansão de leitos públicos em unidades de saúde municipais e privadas.

“Com o aumento dos recursos investidos pelo Governo de Goiás, o acesso à saúde gratuita e de qualidade cresce em praticamente todos os quesitos, com mais unidades de saúde, mais leitos, consultas, exames e cirurgias”, reforçou o secretário estadual.

Para o prefeito José Alves Vieira, com a ampliação e os recursos do Estado, será possível melhorar o número de cirurgias. Ele frisou ainda que haverá melhores condições de atendimento para a população.

“Com essa ampliação, novos equipamentos e aparelhos, vamos zerar toda a fila de cirurgia. Essa iniciativa faz com que a saúde, não somente da região, mas de todo o Estado, seja fortalecida”.

Estado renova apoio financeiro de R$ 21,6 milhões ao Hospital Araújo Jorge