Encenação da Paixão de Cristo abre Mostra TeNpo 2024, em Porangatu

Encenação da Paixão de Cristo de Porangatu contribui para preservação da cultura religiosa do estado de Goiás (Foto: Secult)

A tradicional encenação da Paixão de Cristo de Porangatu, no Norte do Estado, atraiu milhares de pessoas na noite de sexta-feira (29/03). Pela primeira vez, o evento, que completa 38 anos, foi apresentado como parte da programação da 19ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2024), promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Representando o governador Ronaldo Caiado e a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a gerente de festivais e eventos culturais e artísticos da Secult, Cláudia Fernandes, ressaltou o empenho do Governo do Estado, que não mediu esforços para a produção desse grande espetáculo. A Secult promoveu o evento em parceria com a Universidade Federal de Goiás, correalizadora do TeNpo 2024, e a prefeitura de Porangatu.

“A encenação da Paixão de Cristo abre a programação do TeNpo. São mais de 50 atores em cena, contando essa história linda de Jesus nessa festa religiosa, que fica ainda mais emocionante com o cenário projetável e os efeitos visuais e sonoros empregados pela direção de arte”, disse. “É uma estrutura impecável, que dá suporte aos talentosos artistas locais e uma equipe incrível coordenada pela Secretaria de Cultura de Porangatu”, complementou.

TeNpo 2024

A encenação da Paixão de Cristo de Porangatu é uma importante tradição que contribui para a preservação da cultura religiosa do estado de Goiás. O evento também reforça e fomenta o turismo, movimentando a economia local e gerando renda para a população.

A prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares, endossou a importância da realização da Mostra de Teatro Nacional no município.

“A TeNpo, além de fomentar a cultura e a economia local, além de capacitar nossos atores e todos que trabalham com as atividades culturais”.

Paixão de Cristo

O espetáculo, um marco cultural e religioso na cidade, contou com a participação de mais de 70 integrantes, entre bailarinos, cantores e atores – figurantes e protagonistas.

“A Paixão de Cristo iniciou com a paróquia e, como tomou uma dimensão muito grande, é realizada desde meados dos anos 2000 pela prefeitura. É toda produzida e dirigida por profissionais de Porangatu”, relatou a secretária de cultura do município, a atriz Dayane Ceci, que participa do espetáculo há mais de quinze anos e há cinco interpreta Maria, a mãe de Jesus.

A Encenação da Paixão de Cristo de Porangatu já se tornou uma tradição importante na Semana Santa da cidade. A cada ano, o espetáculo se renova com novos elementos e interpretações, sempre mantendo a fidelidade à história original.

“Igual a essa apresentação eu nunca vi. A parte lúdica, da tecnologia, deu leveza à parte triste. Eu amo o pessoal do teatro de Porangatu. Ficou muito envolvente e por isso tem tanta gente aqui hoje”, afirmou Alessandra Macedo, uma das quase dez mil pessoas da plateia que prestigiaram a encenação.

Governo divulga programação do TeNpo 2024