Goiás lança novo Plano Estratégico Estadual de Turismo

Goiás Turismo reúne mais de 60 municípios, empresários e autoridades no lançamento do Plano Estratégico Estadual de Turismo (Foto: Goiás Turismo)

A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), em parceria com o Sebrae – GO, lançou, nesta quarta-feira (03/04), o novo Plano Estratégico Estadual de Turismo. O documento foi apresentado a representantes do trade turístico, entidades, empresários e gestores municipais das 12 regiões turísticas do estado durante solenidade realizada no Centro de Convenções de Goiânia.

O estudo, que irá nortear as ações de desenvolvimento do turismo goiano nos próximos anos, foi realizado com ferramentas de gestão, expondo as oportunidades que Goiás apresenta neste setor. A análise foi feita por uma consultoria especializada em estratégias e soluções tecnológicas para gestão de destinos turísticos, contratada pela Goiás Turismo.

Segundo o documento, o objetivo é fazer com que Goiás seja reconhecido como um destino naturalmente importante, sendo o turismo um impulsionador da economia, com a valorização da cultura regional e preservação da biodiversidade.

Plano Estratégico Estadual de Turismo

O levantamento mostra que o estado tem potencial para se despontar no turismo graças à sua diversidade de atrativos. O novo Plano Estratégico Estadual de Turismo aponta para adoção de 6 programas estratégicos, divididos em 3 eixos: melhoria da oferta turística; fortalecimento da promoção, comercialização; e fortalecimento da governança do destino.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, ressaltou a importância do planejamento aos gestores públicos e empresários do trade turístico.

“Nós vamos lutar muito para que tudo isso saia do papel. É um desafio da Goiás Turismo e de vocês. Sabemos o que precisa melhorar e vamos traçar um plano de ação, envolvendo o poder público e a iniciativa privada”, acrescentou.

O diretor da Lab Turismo Consultoria, Richard Alves, lembrou que a execução das ações propostas no documento depende do engajamento das secretarias municipais e entidades, além do papel fundamental da autarquia. “A partir de hoje, estabelecemos um pacto pelo Turismo de Goiás”, concluiu.

Após a apresentação do Plano Estratégico Estadual de Turismo, o Fórum Estadual de Turismo se reuniu para eleger sua nova diretoria e discutir as ações do colegiado. Por 11 votos a 10, venceu a chapa do atual presidente, Bruno Queiroz, empresário de agência receptiva de Mambaí. O secretário de turismo de Caiapônia, João Reylen, foi eleito vice-presidente do Fórum.

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