19º TeNpo atrai turistas para Porangatu

Nesta sexta-feira (05/04), segundo dia do evento, programação começou às 10 horas, no Teatro do Centro Cultural de Porangatu (Foto: Secult)

O 19º TeNpo muda a rotina de Porangatu, ocupando os espaços culturais da cidade, as praças, bem como o setor de hotelaria e alimentação. Até o domingo (07/04), cerca de cinco mil turistas de Goiás e do Tocantins, devem movimentar a cidade, atraídas pelas oficinas e pelos espetáculos do festival.

A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). A iniciativa tem correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), e parceria do Sesc Goiás, da Secretaria da Retomada, Prefeitura de Porangatu, Goiás Social e Academia Viking Cross.

19º TeNpo

Nesta sexta-feira (05/04), o segundo dia do evento, a programação começou às 10 horas, no Teatro do Centro Cultural de Porangatu, com o espetáculo da Família Santiago Santos Circo Teatro (GO), “Bulacha o domador de animais”.

Uma galinha histérica, um célebre pato dublê de cinema, um cão feroz e um excêntrico domador protagonizam essa história surpreendente. As crianças são convidadas a participar da narrativa e, os adultos, instigados a recuperar memórias distantes de um tempo lúdico e feliz.

A Cia Pé De Cana (SP) continua a circulação pelos bairros e pelo centro de Porangatu, com o espetáculo “Circo de Doisdo”, encenado pelos palhaços Capivara e Fiofó. Nesta sexta, a trupe encontra seu público às 16h30, na Praça da Igreja Nossa Senhora da Piedade, no Centro Histórico.

No comando de um picadeiro improvisado, a dupla performa números de acrobacia, malabares dançante e apresenta uma “besta fera selvagem”. Criada em 2013, em Iracemápolis (SP), pelos artistas Denis Menezes e Hugo Delariva, a Cia Pé De Cana pesquisa a arte circense na rua e o seu acesso democratizado, sem distinção de classe social, credo, etnia.

Dança e teatro

Acordar e não reconhecer mais seu próprio corpo, perder sua mobilidade, sua comunicação, se reorganizar, se adaptar, se metamorfosear. No espetáculo “Metamorfose”, Gustavo Silvestre reverencia a obra de Franz Kafka, em um solo de dança contemporânea. Programado para as 19h30, no Teatro do Centro Cultural de Porangatu, a performance convida o público a conhecer um Ser à mercê de seu próprio tempo, espaço e escolhas.

O espetáculo é também um convite a reconhecer estruturas de opressão cotidianas, arquétipos e símbolos do poder à medida que nos deparamos com nossos sonhos, desejos e medos.

Em “Sagradas”, a Cia Benedita de Teatro (GO) traz a ancestralidade feminina para a cena. O espetáculo teatral propõe um mergulho no universo sagrado feminino abordando questões fundantes da Sociedade e da Cultura.

As atrizes Adriana Veloso, Fabíola Villela e Graça Mota amplificam a voz de nossas avós, benzedeiras, rezadeiras, parteiras e tantas outras, por meio de cantorias e histórias de mulheres comuns do nosso povo. Com classificação indicativa para maiores de 12 anos, o espetáculo começa às 21 horas, no Teatro Tatersal, na Orla da Lagoa Grande.