Caiado destaca segurança para o crescimento econômico

Ronaldo Caiado encerra rodada de painéis do 37º Fórum da Liberdade, maior evento da América Latina para debate de temas da política, economia e negócios (Foto: Júnior Guimarães)

A importância da segurança pública para o desenvolvimento econômico do estado. Essa foi a tese defendida pelo governador Ronaldo Caiado nesta sexta-feira (05/04), durante a palestra “Recalculando a Rota”, ministrada no 37º Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

“Quando você tem segurança no estado, isso interfere positivamente na vida do empresário”, pontuou o chefe do Executivo goiano.

Caiado foi o palestrante principal e encerrou a rodada de painéis do evento, tido como o maior da América Latina voltado para o debate de temas como política, economia e negócios. Durante sua fala, o governador destacou que a segurança pública desempenha papel fundamental na redução do custo de vida da população, contribuindo significativamente para a melhoria econômica do Estado.

Segurança

Caiado apresentou também algumas medidas que contribuíram para o avanço goiano, com ênfase na política austera adotada desde 2019, como a manutenção do equilíbrio fiscal, a política de atração de empresas, a segurança jurídica e a capacitação frequente de mão de obra.

Segundo dados do Instituto Mauro Borges (IMB), em quatro anos Goiás conseguiu diminuir cerca de R$ 11 bilhões no custo com burocracia para o setor empresarial goiano.

Outra ação promissora lançada recentemente pelo governador goiano é o Programa Estadual de Liberdade Econômica: um conjunto de medidas para reduzir a burocracia e facilitar a abertura de novos negócios. A expectativa é incrementar a receita do setor produtivo em até R$ 19 bilhões nos próximos anos.

Crescimento do PIB

Atualmente, Goiás lidera o desenvolvimento econômico no país. Indicador do IMB aponta crescimento de 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás em 2023, na comparação com o ano anterior. O marco é quase 60% superior ao avanço registrado no Brasil (2,9%).

É o segundo ano consecutivo que a ascensão goiana fica acima da média nacional. O setor que mais cresceu foi o do agronegócio, seguido pela indústria e comércio. Com isso, Goiás registrou o maior patamar de atividade econômica da história em todos os ramos.

O governador também ressaltou aos presentes na palestra que Goiás segue os parâmetros internacionais da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade voltada para a promoção de desenvolvimento econômico e bem-estar social, ao invés de metas do governo federal.

“Buscamos para que cada um de nossos índices sigam os indicadores da OCDE. Já temos 31,1% de nossos indicadores melhores do que a média da organização internacional”, citou Caiado.

Fórum da Liberdade

Organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), o Fórum da Liberdade é palco de debates políticos, econômicos e sociais. Em sua 37ª edição, traz como tema o questionamento “Admirável Mundo Livre?”

Durante dois dias de evento (4 e 5 de abril), reuniu notáveis participantes, como os economistas Gustavo Franco, Zeina Latif e Marcos Lisboa; o ex-presidente Michel Temer; o ministro aposentado do STF Marco Aurélio Mello; além de influencers como o Favelado Investidor e a jornalista Mônica Salgado.