Climathon Goiás premiará soluções de adaptação climática com viagem a Europa

Participantes do Climathon Goiá deverão elaborar propostas de adaptação que ajudem os municípios a reduzir os impactos das mudanças climáticas e seus riscos associados (Foto: Semad)

As inscrições para o Climathon Goiás, evento que estimula a formulação de propostas de adaptação climática a partir de uma competição entre equipes, podem ser feitas até o dia 15 de abril. A organização é do Governo de Goiás e da Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio de parceiros.

O Climathon será realizado nos dias 29 de abril (palestra inaugural), 03, 04 e 05 de maio (dias de atividades), no Hub Goiás. Participarão até dez equipes com, no máximo, quatro participantes cada. As equipes deverão elaborar propostas de adaptação que ajudem os municípios a reduzir os impactos das mudanças climáticas e seus riscos associados.

O edital está disponível pelo link jeanmonnet.ufg.br.

As propostas serão submetidas à banca de avaliação, da qual a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai fazer parte. A equipe vencedora ganhará uma viagem (ida e volta) para Holanda e Bélgica, com direito a cinco diárias, para dar continuidade às ideias desenvolvidas no evento e participar de atividades na sede da União Europeia e do Climate-KIC.

A equipe classificada em segundo lugar ganhará o curso “ESG na prática”, promovido pelo Sebrae. Os segundos e terceiros colocados receberão um notebook por membro, fornecido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Podem participar pessoas com mais de 18 anos e não há exigências no que diz respeito a escolaridade ou formação acadêmica. Os interessados terão que responder um questionário com três perguntas sobre meio ambiente e mudanças climáticas. Os 40 primeiros participarão da competição, e os 20 seguintes serão colocados em uma lista de espera.

Climathon Goiás

O Climathon Goiás faz parte de um movimento global liderado pela EIT Climate-KIC, comunidade global de pessoas preocupadas com o clima, que trabalham conjuntamente por cidades mais resilientes e de baixas emissões de gases de efeito estufa, com edições já realizadas em diversas regiões do mundo.

O evento é realizados desde 2015, com cerca de 600 organizadores, mil eventos e mais de 30 mil participantes em todo o mundo.